Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, que presidiu por três anos o Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do DF (Comsefaz), usou as redes sociais na quinta-feira (10) para criticar que a disparada de preços dos combustíveis expõe a fraqueza e incompetência do Governo Bolsonaro.
"A disparada nos preços da gasolina, diesel e etanol, com o novo reajuste desta quinta-feira, expõe a face mais danosa da política da Petrobras em relação aos combustíveis! Política que prioriza o lucro e os acionistas em detrimento do país e do conjunto da sociedade brasileira", afirmou.
ICMS CONGELADO
Rafael diz que "esse reajuste desmoraliza de vez o argumento de Bolsonaro de responsabilização dos Estados sobre os aumentos. O ICMS dos combustíveis está congelado desde novembro de 2021, e os reajustes continuam porque não há da parte do governo federal nenhuma medida efetiva para contê-los", explica.
"PERTO DO FIM"
O secretário acrescentou que "a bem da verdade, esses aumentos frequentes mostram com muita clareza a incapacidade e a incompetência do Governo Bolsonaro de buscar soluções para os problemas que afligem a população brasileira. Felizmente, estamos cada vez mais perto de pôr fim a esse desgoverno".