Considerando um levantamento criterioso da atual situação epidemiológica do município, em relação à pandemia da Covid-19, a Prefeitura Municipal de Timon decidiu não acompanhar a capital Teresina, nos dois finas de semana de agosto com lockdown. A decisão foi adotada após reunião realizada pelo Comitê Gestor de Enfrentamento da Pandemia e se baseia em pontos importantes, como a taxa de transmissão do vírus (R0/Rt) que caiu para 0,74 na 30ª semana epidemiológica.
Segundo a prefeitura, em casos assim, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda iniciar a flexibilização de atividades econômicas, quando o Rt fica abaixo de um. O estudo está sendo feito por profissionais contratados pela prefeitura para avaliar 12 semanas epidemiológicas.
Outro ponto a ser considerado, é a quantidade de pessoas que está buscando os serviços de saúde nas UBSs. Com base em relatórios, o número de atendimento diário caiu de 600 para cerca de 350.
“Podemos destacar ainda entre os fatores, a ocupação dos leitos de UTI e de enfermaria, que nesse momento está inferior a 50%", reforça Jeferson Veras, secretário de Planejamento.
Sobre o isolamento social, também se concluiu que a média em dias úteis da semana passada, era de 42%. Da última segunda-feira até o momento, o índice de redução registrado foi de apenas 1%.
"Isso nos faz compreender que as pessoas que estavam saindo, ou permanecendo em casa, continuam seguindo a mesma rotina. As coisas estão estabilizando e isso é muito animador. O que não quer dizer que devemos relaxar nos cuidados", enfatiza Vitor Hugo, secretário de Parcerias e Investimentos.
"Estamos com taxas favoráveis em relação à cidade de Teresina. E isso nos exige manter todos os cuidados de higienização, com medidas preventivas e protetivas já implantadas, inclusive com as atividades comerciais permitidas em funcionamento. Será um termômetro para sabermos de fato qual é o impacto real dessa reabertura comercial na pandemia", explica João Batista, secretário de Administração.
Embora sem lockdown nesse fim de semana, o município de Timon irá adotar algumas medidas como, a realização a interdição da Ponte Metálica no sábado (1º/08) e domingo (02/08), e barreiras sanitárias nas pontes que dão acesso à cidade.