Saiba como o mundo cuidará da pandemia do Coronavirus - O fim da globalização como a conhecemos

A pandemia mudará o mundo para sempre. Pedimos a 12 pensadores globais para suas previsões. - O fim da globalização como a conhecemos

Slide 3 de 13

O fim da globalização como a conhecemos

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

por Robin Niblett

A pandemia de coronavírus pode ser a palha que quebra as costas do camelo da globalização econômica.A pandemia de coronavírus pode ser a palha que quebra as costas do camelo da globalização econômica. O crescente poder econômico e militar da China já havia provocado uma determinação bipartidária nos Estados Unidos para desvincular a China da alta tecnologia e propriedade intelectual dos EUA e tentar forçar os aliados a seguir o exemplo. O aumento da pressão pública e política para cumprir as metas de redução de emissões de carbono já havia colocado em questão a dependência de muitas empresas em cadeias de suprimentos de longa distância. Agora, o COVID-19 está forçando governos, empresas e sociedades a fortalecer sua capacidade de lidar com longos períodos de auto-isolamento econômico.

Parece altamente improvável, neste contexto, que o mundo retorne à ideia de globalização mutuamente benéfica que definiu o início do século XXI. E sem o incentivo para proteger os ganhos compartilhados da integração econômica global, a arquitetura da governança econômica global estabelecida no século XX será rapidamente atrofiada. Será então preciso uma enorme autodisciplina para que os líderes políticos sustentem a cooperação internacional e não recuem na concorrência geopolítica evidente.

Provar aos seus cidadãos que eles podem gerenciar a crise COVID-19 vai comprar aos líderes algum capital político. Mas aqueles que falharem terão dificuldade em resistir à tentação de culpar os outros pelo seu fracasso.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES