O navio MV Shandong da ZHI, que está ancorado no Maranhão, foi posto em quarentena no sábado após um indiano de 54 anos, tripulante da embarcação, ser diagnosticado com covid-19.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária notificou a Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão sobre tripulante indiano do navio que deu entrada em hospital da rede privada de São Luís. A preocupação é que este pode ser o primeiro caso da variante B.1.617 emergente da Índia indentificada no Brasil.
No comunicado, a pasta estadual afirma ter sido alertada pela Anvisa após o paciente apresentar sintomas de coronavírus e dar entrada na rede hospitalar. "A Anvisa informou, ainda, que o navio encontra-se em quarentena (área de fundeio) para isolamento dos demais tripulantes", diz.
Foi coletada amostra do paciente e encaminhada para o LACEN/MA para posterior envio ao Instituto Evandro Chagas que realizará o sequenciamento genômico para identificar a variante da cepa.
A Anvisa também informou que o navio encontra-se em quarentena (área de fundeio) para isolamento dos demais trioulantes
Sobre a variante B.1.617 emergente da Índia
A OMS classificou a variante B.1.617 (emergente da Índia) como uma preocupação global, alertando para o risco de maior transmissibilidade, tendo se disseminado em outros países, e características que poderiam tornar as vacinas menos eficazes.
A variante B.1.617 foi identificada primeiramente na Índia em dezembro, embora uma versão anterior tenha sido detectada em outubro de 2020.