Talvez o motivo mais forte seja um estudo que apontou que a maioria das máscaras simplesmente não são capazes de impedir que os usuários contraiam a Covid-19 em ambientes fechados – dentro de casa é onde os cientistas dizem ser mais fácil de ficar infectado.
No estudo, os pesquisadores simularam uma pessoa respirando em uma grande sala com uma máscara de pano – os resultados indicam que, apesar do uso da máscara, uma grande quantidade de gotículas de aerossóis permaneceu suspensa no ar, o que sugeriu a necessidade de ventilação adequada dentro de casa – ventilação forte significou menos chances de aerossóis potencialmente virais permanecendo por aí.
Depois, há a questão de as máscaras não se ajustarem adequadamente ao rosto. Muitas máscaras cirúrgicas e de pano filtram apenas 10% dos aerossóis exalados – as máscaras N95 e KN95, de maior qualidade, porém mais caras, são capazes de filtrar mais de 50% de todas as gotículas de aerossol.
Não há dúvida de que é benéfico usar qualquer cobertura facial, tanto para proteção nas proximidades quanto à distância numa sala. No entanto, há uma diferença muito séria na eficácia das diferentes máscaras quando se trata de controlar aerossóis.