Antonov An-225 Mriya: veja os destroços do maior avião do mundo na Ucrânia
- Utilização da aeronave
O avião Mriya, que foi bombardeado recentemente, foi usado para enviar equipamentos médicos da Ucrânia para a China na pandemia da Covid-19
- Utilização da aeronave
Em setembro de 2001, o Mriyabateu um recorde em quantidade de carga. A aeronave voou transportando uma carga de 253,86 toneladas a uma altitude máxima de dois quilômetros e a uma velocidade média de 763,2 km/h. A distância percorrida foi de mil quilômetros, aproximadamente. Além disso, ele já foi considerado o maior avião em operação no mundo.
O único avião a ter maior envergadura de asa que o Antonov An-225 Mriya é o Hughes H-4 Hercules “Spruce Goose”. Entretanto, o Spruce Goose é mais curto, mais leve e nunca voou acima dos 21 metros. Na verdade, essa aeronave voou somente uma vez, ao passo que o Mriya já executou centenas de voos.
Na atualidade, o Antonov-225 Mriya foi usado pela Ucrânia para enviar equipamentos médicos para a China logo no início da pandemia da Covid-19. É comum que cargueiros do tipo sejam utilizados para missões humanitárias.
Em meio ao conflito entre Rússia e Ucrânia, o antecessor do Mriya, o Antonov An-124 está sendo utilizado, inclusive, por forças da OTAN, que o chamam de “Cossack”. O objetivo do uso da aeronave nesse contexto é reforçar tropas em países da aliança.
O último voo do Antonov-225 Mriya foi entre os dias 4 e 5 de fevereiro. Depois disso, o avião permaneceu guardado no hangar do aeroporto de Hostomel. Mais de cinco anos podem ser necessários para restaurar a aeronave destruída. Além disso, o custo da restauração deve atingir os US$ 3 bilhões.