Você tem se exercitado? Em meio às preocupações entre pandemia e home office, muitas vezes esquecemos a importância de se mover e se alongar para o nosso bem estar físico e mental.
"Promover a flexibilidade do corpo é fundamental para mantermos a saúde de nossos músculos e mobilidade em geral", afirma o educador físico Daniel Xavier, da Humana Saúde. Ele destaca ainda que o isolamento social não pode ser desculpa para não termos uma rotina de exercícios.
"Na verdade, ficar em casa é uma oportunidade para criarmos o hábito de nos exercitar da forma correta. E o alongamento é o primeiro passo antes de qualquer atividade física. Você precisa se 'esticar', ou seja, alongar os músculos antes de partir para o exercício em si, isso é muito importante para prevenir lesões", alerta.
Para ajudar na criação de uma rotina, o educador físico gravou vídeo com um alongamento simples e fácil de fazer. "Qualquer pessoa, seja jovem, adulto, criança ou da terceira idade pode fazer, e é importante que faça para garantir que, ao sair da quarentena, não estejam com músculos atrofiados", explica Daniel Xavier.
Benefícios do alongamento:
1. Aliado na respiração, auxilia na melhoria da mobilidade articular;
2. Melhora a flexibilidade tanto do músculo quanto articular;
3. Promove o relaxamento da musculatura;
4. Melhora da respiração e controle da ansiedade;
5. Liberação de serotonina e endorfina, hormônios do prazer;
6. E talvez, o mais importante no momento, atividades físicas em casa evitam aglomerações e contato com outra pessoas , prevenindo assim contra o coronavírus .
Confira o vídeo: