Uma raça pra lá de curiosa de gato vem chamando atenção. O gato bambino surgiu nos Estados Unidos a partir do cruzamento de outras das raças sphynx e munchkin, feito pelos criadores Stephanie e Pat Osborne, em 2005. É um felino extremamente dócil e muito sociável, aprende brincadeiras rapidamente e não precisa de grandes espaços, apesar de ter muita energia e disposição para travessuras.
O bichano sem pelo mais antigo do mundo é o sphynx, de origem canadense, que surgiu em 1966, a partir de um gene recessivo conhecido como alopécia hereditária. Porém apenas em fevereiro de 1998 a raça foi registrada pela Cat Fanciers' Association (CFA).
Após a criação do gato bambino, a Associação Internacional de Gatos (TICA) reconheceu a raça como experimental e passou a permitir a documentação de felinos raros e exóticos. Atualmente vem sendo um dos gatos mais populares entre os amantes dos felinos.
Eles têm o focinho curto e maçãs do rosto evidentes, orelhas médias e verticais, olhos amendoados e uma pele enrugada com toque de camurça e quente ao toque. O bambino, assim como outros gatos sem pelos, não tem bigodes (vibrissas), o que pode comprometer sua noção de espaço e direção em um ambiente novo.