Febre infantil: Chiquinho foi um dos personagens infantis que mais marcou a televisão brasileira entre o fim da década de 1990 e o início dos anos 2000. O divertido assistente de palco atrapalhado de Eliana na Record. Edílson Oliveira, o criador, continua a interpretá-lo até hoje, nos eventos e festas que é contratado. Ele pretende lançar um programa, onde reunirá todos os seus personagens. Edilson começou a carreira artística na TV nos anos 1990. Antes do Chiquinho, ele manipulava o Melocoton, outro companheiro memorável de Eliana na época em que ela apresentava o Bom Dia & Cia, entre os anos 1993 e 1998.
SBT e Record TV: Quando Eliana foi contratada pela Record, Oliveira também foi junto. E mais um novo personagem foi criado: Chiquinho. O papel fez muito sucesso com as crianças que ele chegou a ganhar até outro programa na emissora. Ele comandou o Ed Banana, entre os anos 2000 e 2002, onde interpretava o personagem-título, um repórter inspirado no protagonista do filme O Máskara (1994). Oliveira chegou a acompanhar Eliana na atração que ela teve para adolescentes, o programa Eliana, em 2004.
Mudança: Somente quando a apresentadora migrou de público, do infantil para o adulto e começou nos domingos, Eliana e Oliveira deixaram de trabalhar juntos. Ele seguiu carreira na TV. Apresentou O Mundo de Chiquinho (2007-2011) na Record Bahia, interpretando o mesmo personagem na Escolinha do Gugu (2011-2013). Longe da TV, fora do ar, Oliveira continuou com o Chiquinho vivo. Interpretando o personagem em eventos corporativos, ações publicitárias e shows infantis pelo Brasil. Ele afirma que ainda hoje o público continua gostando dele.
"Basta eu me vestir nos personagens que logo eles são recebidos com muito carinho. A primeira fala é: 'Meu Deus, você fez parte da minha infância' (risos). Uns choram, abraçam, se emocionam e de vez em quando soltam alguns dos meus bordões", contou ele, em entrevista para o Notícias da TV.
Planos: O ator planeja fazer um novo programa para as plataformas digitais, onde reunirá todos os seus personagens. Na TV aberta, em fevereiro, ele participou do Programa Silvio Santos, no Jogo das 3 Pistas, e ainda no programa de despedida de Eliana no SBT. Ele afirma que os dois têm uma relação de amigos. Oliveira não descarta uma futura parceria com Eliana na nova casa. "Com certeza [a acompanharia na Globo], tenho muita lenha pra queimar. Quem sabe? O mundo é uma caixinha de surpresa", declara.