Você costuma pedir pizza de quatro queijos com gorgonzola extra? Ou este estaria entre seus piores pesadelos? Em termos de paladar e aroma, Kirkwood explica como o queijo gorgonzola é um ponto fora da curva no mundo dos queijos.
"Os queijos, em geral, tendem a ser formados pelos mesmos compostos. Mas, no caso do gorgonzola, há menos desses compostos e, em vez disso, são dominados por cetonas clássicas". Isso explica o aspecto 'frutado' e por que você pode amar todos os outros tipos de queijo, menos o gorgonzola.
Especificamente, o cheiro e o sabor dogorgonzola são formados pelo ácido butírico (amanteigado/estragado), ácido hexanoico (cabra), 2-heptanona (banana/pêra) e tiobutirato de metilo (repolho/sulfúrico).
Cada um destes compostos tem associações agradáveis e desagradáveis, mas talvez pode ser apenas o mofo que te deixe com o pé atrás.
Para Smith, isso é parte da graça do queijo: "David Chang disse uma coisa adorável sobre a fermentação: 'É quando apodrecer dá certo'. Esta é uma definição muito boa de fermentação e comida. Acho que algumas pessoas não gostam da aparência, porque pensam, 'ah, tem algo podre'."