Polêmica: Você ama ou odeia essas comidas intrigantes? - Coentro

Alguns amam, outros odeiam — por que certos alimentos despertam uma reação tão forte nas pessoas? - Coentro

Slide 7 de 8

Coentro

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Quer você esteja preparando uma sopa de cenoura ou um peixe, o coentro é obrigatório para muitos. Já para outros, tem um sabor predominante — de sabão. "Há uma variação genética na população em geral e isso afeta sua percepção de certos odores", diz Smith. "Ou você tem [a variante] ou não tem e, se tiver, o coentro tem gosto metálico e de sabão."

Apesar de Smith estar na categoria "sabão", ele encontrou maneiras de apreciar esta controversa erva. "Você pode abafar o sabor de sabão com limão", diz ele.

"Uma combinação clássica na culinária mexicana é coentro e limão. E, claro, se você fizer um molho chimichurri, também terá orégano, pimenta, vinagre e assim por diante."

Aliche

Esqueça o abacaxi na pizza, a verdadeira questão é: "Vamos pedir pizza de aliche?" Ou até mesmo: "Posso botar aliche na minha metade da pizza?"

Se você acha o sabor forte demais, Smith sugere adicionar aos pratos para ajudar a dar sabor, em vez de comer puro ou botar na pizza.

"Para quem diz 'não gosto de aliche', ainda é possível usá-lo. Ele contribui fantasticamente para molhos e, claro, tomate e aliche são uma ótima base para molhos italianos. Talvez use apenas como condimento, em vez de isoladamente."

Bala de alcaçuz

Não se trata apenas do alcaçuz, mas de toda a família do anis — erva-doce, anis-estrelado, sambuca, etc.

Para muita gente, a porta de entrada são as balas de alcaçuz — do tipo que deixa sua língua preta. O contato na infância pode desempenhar um papel em gostar de sabores de anis mais tarde na vida.

Smith destaca que as balas de alcaçuz que comemos são cheias de açúcar, e é por isso que gostamos delas.

"Sabemos que é cultural. Então, os dinamarqueses, os suecos e os noruegueses, eles dão bala de alcaçuz para os filhos muito cedo."

Mas o estilo salgado da bala de alcaçuz pode fazer com que se acostumem ao sabor em um contexto (um pouco) mais salgado mais tarde.

Azeitonas

É um gosto adquirido.

"As crianças são inatamente levadas a preferir o doce, e são inatamente levadas a rejeitar o amargo", diz Smith.

Esta preferência evolutiva é uma forma de nos proteger, pois a maioria das toxinas são amargas. Recém-colhidas da árvore, as azeitonas são extremamente amargas.

Somente a fermentação em salmoura por mais de seis meses suaviza este sabor, transformando as azeitonas em deliciosos petiscos. Mesmo assim, ainda mantêm algum amargor.

"O amargo é uma daquelas coisas que você tem que superar. E se você pensar em coisas que não gostamos no começo e depois aprendemos a gostar, chá, café, álcool, todas elas têm um gosto bem amargo."

varíola dos macacos São Paulo monkeypox

Share on WhatsApp Share on Facebook Share on Twitter Share on Linkedin

DÊ SUA OPIN

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES