Tubarão aparece em rio no litoral de SP e morador pega animal com as mãos

Os biólogos marinhos orientam veementemente que a atitude do homem que segurou no tubarão não deve ser repetida, já que os tubarões podem atacar e causar ferimentos gravíssimos.

Tubarão | YouTube/reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um tubarão apareceu em um rio na região de Itanhaém, no litoral do estado de São Paulo, na última segunda-feira, dia 21, causando comoção entre banhistas, que tentavam ajudar o animal. Segundo testemunhas, o tubarão da espécie galha-preta (Carcharhinus limbatus) parecia “desnorteado”, e um vídeo registrando o momento mostra o animal imóvel uma parte rasa do Rio Itanhaém, próxima à região da Boca da Barra. enquanto a população busca ajudá-lo a retomar seu rumo.

Leia Mais

O vídeo mostra um homem perigosamente segurando o animal pela cauda, sem pensar no perigo que tal atitude possa lhe causar.

Vídeo mostra um homem perigosamente segurando o animal pela cauda.. (Foto:  YouTube/reprodução)

O vídeo, registrado pelo empresário e estudante de biologia marinha Paulo Ricardo Gimenes por volta das 15h30 da última segunda-feira, mostra os banhistas utilizando uma bicicleta para criar uma barreira e ajudar a orientar o animal, e um homem chega a empurrar o tubarão de volta à parte mais funda, segurando-o pela cauda. Em seguida ele finalmente consegue voltar a nadar e se afasta, enquanto o grupo comemora.

Em reportagem do site G1, especialistas confirmaram que, ainda que a espécie de fato costume aparecer nas águas do litoral paulista, de modo geral o tubarão-galha-preta não representa perigo para os banhistas. Segundo a matéria, é provável que o animal tenha seguido um cardume de peixes até o local, ou mesmo que estivesse preso previamente em uma rede de pesca, motivo pelo qual apresentava sinais de atordoamento.

Banhistas utilizando uma bicicleta para criar uma barreira e ajudar a orientar o animal. (Foto:  YouTube/reprodução)

Ainda que o “encontro” ocorrido no Rio Itanhaém tenha transcorrido sem acidentes e se encerrado em um final feliz, os biólogos marinhos orientam veementemente que a atitude do homem que segurou no tubarão não deve ser repetida, já que os tubarões, mesmo desnorteados, são animais muito fortes e velozes, e podem atacar e causar ferimentos gravíssimos. A recomendação recomenda que sempre as autoridades competentes e especialistas sejam chamados.

Com informações MSN

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES