O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Franzé Silva (PT) acompanhado do deputado Severo Eulálio (MDB), visitaram a exposição “Paisagens do Piauí” que acontece na Praça do Povo do Palácio Petrônio Portella.
A visita foi acompanhada por parte dos fotógrafos que terão seu trabalho exposto pelos próximos seis meses. A exposição reúne imagens de seis fotógrafos piauienses mostrando s belezas do Piauí, da caatinga ao litoral. Josivaldo Santos Soares, que visitou a Casa Legislativa, apreciou a exposição.
“É uma exposição muito bonita e interessante, que está valorizando o nosso Piauí”, disse.
Segundo o presidente Frazé a ideia é que a Praça do Povo seja uma galeria permanente como forma de dar vida aos espaços da Assembleia e prestigiar artistas locais.
“Estamos começando essa galeria com exposição fotográfica Paisagens do Piauí, mas outras virão. E essa galeria não é só para mostrar a qualidade dos nossos artistas, mas para vender. Se algum visitante ou deputado quiser levar, já leva as obras expostas. Nós queremos prestigiar financeiramente nossos artistas”, destacou o presidente Franzé Silva. Franzé reforçou ainda que novas exposições de artesanato, pinturas e outros artistas foram parte da galeria permanente da Alepi. “Queremos ser uma Casa parceira da cultura”, finalizou.
Legislativo mais perto da cultura do Piauí
O objetivo de aproximar a Assembleia Legislativa da cultura do Estado também foi firmado com a próxima mesa diretora da Casa.
“Esta é uma grande iniciativa, valorizando os artistas da nossa terra e valorizando as belezas naturais do nosso estado, fazendo com que seja ainda mais divulgado. E como o presidente Franzé reforçou, todas as peças e imagens estão disponíveis e o compromisso desta Casa é manter as exposições, fazendo um rodízio com artesanato, pintura e outras áreas culturais”, disse o deputado Severo Eulálio.
“É uma honra trazer essa primeira exposição de imagens do Piauí para a Assembleia Legislativa. Somos seis fotógrafos piauienses mostrando as belezas de nosso estado. O Piauí é um celeiro de riquezas e é um prazer fotografar cada local”, disse o fotógrafo Paulo Barros que apresenta fotografias do Cânion dos Vianas e Parque Nacional de Sete Cidades.
“O nosso litoral, apesar de ser pequeno, é um litoral maravilhoso. Temos o Delta do Parnaíba, visitado por gente do mundo todo, a pureza da água. A beleza do litoral do Piauí não tem igual”, destacou o fotógrafo Aureliano Muller que apresenta fotografias do litoral do Piauí.
“Desde a década de 80 eu comecei a fotografar o Piauí e de lá para cá, abracei a tecnologia digital, e hoje estou montando um acervo para divulgar melhor. O espaço da Assembleia Legislativa é excelente para divulgar as nossas imagens uma vez que aqui é um local que muitas pessoas visitam”, avaliou o fotógrafo Juscelino Reis que apresentou fotografias dos cânions do Poti e das paisagens de Campo Maior.
A exposição Paisagens do Piauí tem a curadoria de Paulo Vasconcelos com imagens de André Pessoa, na região da Serra da Capivara; Juscelino Reis, nos cânions do Poti e em Campo Maior; Aureliano Muller, com um trabalho marcante no litoral; João Albert, com registros de Teresina e do Vale do Parnaíba; Rosa da Caatinga, com imagens da caatinga; e Paulo Barros, na região de Bom Jesus e nascentes do rio Parnaíba.