Famosos


Atualizado em

Caso Tony Ramos: Neurocirurgião explica a evolução do hematoma subdural

Ator de 75 anos passou por uma cirurgia de emergência para drenar um hematoma dentro do crânio

Na quinta-feira (16), o ator Tony Ramos, de 75 anos, foi levado às pressas ao Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio, onde passou por uma cirurgia para drenar um hematoma subdural, um tipo de sangramento dentro do crânio.

CIRURGIA

De acordo com informações da família, a cirurgia, conduzida pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, foi concluída por volta das 19h30 e considerada um sucesso. O estado de saúde de Tony Ramos é estável, conforme comunicado médico.

COMUNICADO MÉDICO:

"O Hospital Samaritano Botafogo informa que o ator Tony Ramos foi submetido a uma cirurgia de drenagem de hematoma subdural na data de hoje. O estado do paciente é estável", conforme comunicado da assessoria de imprensa do Samaritano, enviado na noite desta quinta-feira (16), o ator foi hospitalizado após sentir-se mal pela manhã e cancelar as gravações.

NEUROCIRURGIÃO EXPLICA:

O neurocirurgião Carlo Petitto, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, explica que o hematoma subdural pode ser classificado como agudo ou crônico.

HEMOTOMA AGUDO:

"O hematoma subdural agudo é uma condição geralmente traumática e de uma evolução bastante complicada. Geralmente, é uma emergência médica. O paciente tem um risco alto de evolução para sequelas, danos e óbito se não for atendido de forma pronta e rápida. Mas o caso do Tony Ramos, muito provavelmente é o hematoma subdural crônico", explica. 

HEMATOMA CRÔNICO:

De acordo com o médico, o hematoma subdural crônico geralmente afeta indivíduos de idade avançada e é causado principalmente por lesões nos pequenos vasos sanguíneos, conhecidos como 'veias em ponte', que resultam em um sangramento gradual.

LEIA MAIS