Taylor Swift
A universitária Ana Clara Benevides morreu durante o show de Taylor Swift no Rio de Janeiro. Ela teve exaustão térmica causada pelo calor, aponta laudo. No dia do evento, que aconteceu no dia 17 de novembro de 2023, no Estádio Nilton Santos (Engenhão), a sensação de calor na cidade chegou aos 59,3 graus. A jovem começou a passar mal logo no início do show e chegou a ser socorrida, mas não resistiu.
Segundo o laudo, Benevides estava exposta ao calor difuso e com uma exposição indireta do calor solar. A evolução clínica aponta para exaustão térmica com quadro de choque cardiovascular e comprometimento grave dos pulmões, evoluindo para morte súbita. A morte foi causada por hemorragia alveolar — rompimento dos vasos sanguíneos que irrigam os pulmões —, e paralisação de vários órgãos por exposição difusa ao calor.
Nas época, a cantora lamentou a morte da fã. "Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos um fã hoje à noite, antes do meu show. Eu nem posso dizer para vocês o quanto eu estou arrasada por causa disso. Eu tenho poucas informações, além de que ela era incrivelmente bonita e muito jovem. Eu não vou ser capaz de falar sobre isso do palco, porque me sinto dominada pela dor quanto tento falar sobre isso. Quero dizer que agora sinto profundamente essa perda e meu coração partido está com sua família e amigos. Esta é a última coisa que eu nunca pensei que aconteceria quando nós decidimos trazer essa turnê ao Brasil."