Criada em 1993, a Orquestra Sinfônica de Teresina (OST) faz parte do cenário cultural do Piauí e esteve presente nos mais importantes eventos do Estado. Com mais de 25 anos de história, a OST; considerada uma das mais significativas orquestras do país, realizará, este ano, concertos especiais no Teatro do Centro de Convenções de Teresina (CCT). A primeira apresentação está marcada para o dia 03 de abril (domingo), a partir das 20h, dentro da agenda de eventos preparada para o mês de abril.
O espetáculo, construído para essa performance, reunirá as melhores apresentações já realizadas pela orquestra e estará sob a regência do maestro e diretor, Aurélio Melo. A proposta foi criada com o objetivo de proporcionar aos piauienses uma imersão nos principais trabalhos elaborados pela Orquestra ao longo dos últimos anos.
Orquestra Sinfônica de Teresina realizará concertos no Centro de Convenções a partir de abril
Idealizado para acontecer durante todo este ano; com pelo menos uma apresentação por mês, o projeto da Orquestra Sinfônica faz parte da programação que o Centro de Convenções de Teresina deve promover nos mais variados setores como shows nacionais; espetáculos; peças de teatro; apresentações infantis e de humor, além de congressos, feiras e convenções empresariais. Os concertos da OST vão acontecer no Teatro do CCT; atualmente o maior espaço do Estado, com capacidade para mais de 1000 pessoas.
Para viver esta experiência que unirá música de qualidade com alguns dos melhores instrumentalistas do Brasil, é necessário adquirir o ingresso que já está à venda nas Lojas da Kalor Produções ou no site Ingresse.com (ingressos online). Estão disponíveis três espaços: plateia A, plateia B e mezanino; com valores que variam entre R$ 30,00 (meia) e R$ 80,00 (inteira).
História da Orquestra Sinfônica de Teresina
Inicialmente conhecida como Orquestra de Câmara, a Orquestra Sinfônica de Teresina surgiu, em 1993, como projeto da Prefeitura Municipal de Teresina através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. A primeira apresentação aconteceu durante as comemorações dos 141 anos da capital piauiense.
Em 2001, o maestro Aurélio Melo assumiu a regência e direção da Orquestra que quatro anos depois, em 2005, criou a Associação dos Amigos da Orquestra de Câmara de Teresina. Com uma nova reestruturação passou a ser conhecida como ‘Orquestra Filarmônica do Piauí’.
No dia 08 de junho de 2007 o então prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, assinou um decreto de mudança do nome de Orquestra Filarmônica para Orquestra Sinfônica de Teresina. Com o passar dos anos, a OST ganhou cada vez mais espaço no cenário musical e cultural do Piauí sendo referência em todo o Brasil.