Estupro, agressão física e importunação
Um dia antes de entrar no BBB 19, Vanderson Brito foi acusado de estupro, agressão física e importunação sexual em denúncia feita na Deam (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher), em Rio Branco (AC).
Já na casa, o acreano foi expulso pela Globo por ter sido intimado a prestar depoimento. Posteriormente, ele foi inocentado pela Justiça do Acre e as denúncias arquivadas.
Conforme a delegada responsável pelas investigações sobre a suspeita de estupro, Juliana De Angelis, a denúncia foi arquivada por decadência, ou seja, como o suposto estupro teria ocorrido em 2016, a lei exigia que a vítima tivesse denunciado a agressão em um prazo de até seis meses, o que não aconteceu.
Posteriormente, com as denúncias arquivadas, Brito moveu ações de indenização material e moral, com reparação de danos, contra internautas por postagens caluniosas na internet. Em 2021, a 2º Turma Recursal dos Juizados Especial determinou que Vanderson fosse indenizado em R$ 3.000 por danos morais, valor que ele classificou como "irrisório".