Atlético-MG e Botafogo já tiveram jogo decidido no cara ou coroa; veja retrospecto

Veja o retrospecto das partidas decisivas entre Galo e Fogão, uma até mesmo dentro de uma das competições da CONMEBOL

Luiz Henrique, atleta do Botafogo, e Paulinho, do Atlético-MG | (Foto: Vitor Silva/Botafogo) Luiz Henrique, atleta do Botafogo, e Paulinho, do Atlético-MG | (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Neste sábado (30) acontece a grande final da Copa Libertadores, com dois clubes alvi-negros decidindo pelo título. Atlético-MG e Botafogo se enfrentam no estádio Monumental de Nuñes, em buenos Aires, na Argentina, a partir das 17h. A partida terá transmissão pelos Canais da ESPN e também na TV aberta pela TV Globo. Os dois clubes já protagonizaram algumas emblemáticas partidas durantes suas décadas de história.

botafogo e atlético já disputaram final?

Se pode dizer que sim, pois no Campeonato Brasileiro de 1971, Botafogo, Atlético Mineiro e São Paulo chegavam para o triangular final da competição. O último jogo da fase final foi justamente entre o Glorioso e o Galo. Atlético e São Paulo brigavam diretamente pelo título, enquanto o time carioca corria por fora, com pouquíssimas chances de títulos no último jogo. O resultado da partida decisiva terminou em 1 a 0 para a equipe mineira, com gol de Dario, na segunda etapa da partida. Com isso, o Atlético-MG se sagrou campeão do Brasileirão de 1971.

Clubes já se encontraram em torneio da conmebol:

Em 1993, Atlético-MG e Botafogo se encontraram na semifinal da Copa Conmebol de 1993. Na ocasião, o Glorioso conseguiu aplicar uma virada para cima de seu rival. No primeiro confronto entre os clubes, o Galo venceu a partida pelo placar de 3 a 1, mas no segundo jogo da decisão, o Botafogo aplicou um 3 a 0 na equipe mineira, se classificando para a final da Copa Conmebol.

PARTIDA DECIDIDA NO CARA OU COROA:

Este acontecimento se deu na Taça Brasil de 1967, torneio anterior ao chamado Campeonato Brasileiro. Naquela edição, Atlético-MG e Botafogo se enfrentaram na final daquela que era chamada de "Zona Centro-Sul", em duelo que valia uma vaga nas quartas de final. Na primeira partida do confronto, o Botafogo venceu no Maracanã por 3 a 2, mas acabou sendo derrotado pelo Atlético-MG por 1 a 0 na segunda partida.

No terceiro jogo, realizado para que houvesse um desempate, os clubes não sairam do 0 a 0 no tempo normal. Na prorrogação. Ronaldo Drummond abriu o placar nos primeiros minutos, mas Gerson, o "Canhotinha de Ouro", empatou ao converter um pênalti nos momentos finais do jogo. O regulamento mandava que, após um terceiro jogo, caso o empate permanecesse, seria decidido no cara ou coroa o vencendo, e assim foi feito:

O árbitro da partida, Arnaldo Cezar Coelho, reuniu os times no meio-campo e jogou a moeda da sorte. O Atlético-MG foi o sortudo da vez e conseguiu sair com a vaga para a próxima fase.

HISTÓRICO DE PARTIDAS:

Apesar da sorte no cara ou coroa, o Atlético-MG não vai tão bem com a bola rolando. No histórico geral do confronto, o Botafogo se sai melhor. São 36 vitórias do time do Rio de Janeiro contra 27 dos mineiros, além de 21 empates.

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com