No Raulino de Oliveira, neste domingo, o Botafogo goleou o Audax por 5 a 2 e confirmou o título da Taça Rio. Com a vitória, os alvinegros garantiram a vaga para a Copa do Brasil de 2024.
O Botafogo teve um início arrasador e abriu uma vantagem de 2 a 0, com gols marcados por Lucas Fernandes. O Audax descontou com Romarinho, mas ainda no primeiro tempo, o Botafogo ampliou a vantagem com Gustavo Sauer. Na segunda etapa, o Audax voltou a marcar com Julinho, porém, Gustavo Sauer e Philipe Sampaio fizeram mais dois gols para o Botafogo e confirmaram o título da Taça Rio.
O Botafogo agora volta suas atenções para a Copa do Brasil. A equipe enfrentará o Ypiranga no jogo de ida da Terceira Fase, que acontece nesta quarta-feira, em Erechim.
O jogo
Os primeiros minutos foram de pressão do Botafogo, que desperdiçou algumas boas chances de gol. Raí parou em grande defesa de Leandro e Matheus Nascimento acertou a rede pelo lado de fora. Aos 11 minutos, os alvinegros finalmente conseguiram marcar. Lucas Fernandes aproveitou o rebote após bola na trave de Luís Henrique e mandou para a rede.
Após abrir o placar, o Botafogo continuou pressionando e ampliou a vantagem aos 18 minutos, com mais um gol de Lucas Fernandes, dessa vez em um cruzamento de Rafael. O Audax tentou reagir, e aos 28 minutos, Romarinho aproveitou cruzamento para diminuir o placar.
Dessa vez, os alvinegros foram afetados pelo gol sofrido e passaram a ser pressionados pelo Audax, que começou a chegar com perigo ao ataque. Enquanto isso, o Botafogo encontrava dificuldades para criar chances, mas conseguiu marcar o terceiro gol aos 40 minutos. Gustavo Sauer recebeu um belo lançamento dentro da área e finalizou com precisão, sem chances para o goleiro Leandro. Com essa vantagem, o Botafogo foi para o intervalo com uma boa vantagem no placar no Raulino de Oliveira.
O Audax não desistiu no segundo tempo e marcou novamente aos seis minutos, com Julinho aproveitando um cruzamento na área. O Botafogo, por sua vez, melhorou sua defesa após o gol sofrido, mas teve dificuldades para criar chances de gol. No entanto, aos 20 minutos, Gustavo Sauer fez uma bela jogada individual e ampliou para os alvinegros, marcando o quarto gol da partida.
Após o quarto gol do Botafogo, o Audax sentiu o baque e diminuiu o ritmo. Enquanto isso, os alvinegros mantiveram a postura ofensiva e foram recompensados aos 31 minutos, quando Philipe Sampaio cabeceou para a rede após uma falta cobrada na área.
Nos minutos finais, o Audax ainda conseguiu criar chances de gol com Tomás Kayck, mas Lucas Perri se destacou ao defender as investidas adversárias. Com o placar favorável, o Botafogo passou a controlar a partida e garantir a vitória que lhe garantiu o título da Taça Rio.