Enem pode mudar datas da final da Copa do Brasil? Entenda pedido feita à CBF

A Copa do Brasil tem suas finais marcadas para dias de prova do Enem. O Consed pediu mudança de data por medo de prejudicar os estudantes, tanto em logística quanto em concentração

Foto da taça da Copa do Brasil/ Logo do Enem | (Foto: RAFAEL RIBEIRO/CBF-/ Reprodução)
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Copa do Brasil já tem seus dois finalistas, datas para as duas finais e até mesmo já foi decidido quem joga a última partida em casa. Apesar de tudo organizado, um pedido surge para a troca das datas dos dois jogos da final, o motivo sendo por coincidirem com as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024. 

Em comunicado emitido nesta sexta-feira (25), o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) pediu que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) mude as datas das finais da Copa do Brasil entre Flamengo e Atlético-MG. De acordo com o órgão, a partida pode ocasionar em "dificuldades logísticas" para os estudantes que vão realizar o Enem.

Na final da Copa do Brasil, o Flamengo vai jogar a primeira partida em casa, no Maracanã, enquanto o Atlético terá a vantagem de decidir em casa, na Arena MRV. As partidas serão realizadas em dois domingos seguidos, dias 3 e 11 de novembro, o que fez partidas do Brasileirão serem transferidas para o dia 6, meio de semana.

PREOCUPAÇÃO DA CONSED:

Além do problema gerado na logística, os responsáveis também estão apreensivos que o evento diminua o número de alunos que irão participar do exame, e sobre a nota daqueles que forem, pensando que alguns podem se forçar a acabar a prova mais cedo, visando assistir aos jogos decisivos.

"Essa coincidência de datas, especialmente nas cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro, pode acarretar dificuldades logísticas para os participantes do exame, como congestionamentos e agitação de torcedores, prejudicando o deslocamento e o ambiente adequado para a realização das provas. Podem ocorrer ainda dificuldades quanto à frequência, se o estudante preferir terminar mais cedo a prova para ir ao jogo ou até mesmo optar por não participar do Enem", escreveu o Consed.

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES