Na fase decisiva da temporada, cada jogador tem um papel crucial, e a ansiedade entre os torcedores do Flamengo cresce em relação ao retorno dos atletas lesionados e os novos reforços. Para esclarecer essas questões, vamos detalhar as previsões de retorno e estreia de cada jogador no rubro-negro.
Michael e De la Cruz foram recentemente diagnosticados com lesões no músculo posterior da coxa direita e, por isso, se juntaram à lista de desfalques do Flamengo. Além deles, Pedro, Gabigol e Arrascaeta, que também sofreram lesões musculares, têm retorno previsto para o próximo mês. Já Cebolinha e Viña passaram por cirurgias e só voltarão aos campos no próximo ano.
No que diz respeito aos reforços, há uma expectativa de que Carlos Alcaraz possa estrear contra o Corinthians no próximo domingo, desde que sua inscrição seja regularizada no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Gonzalo Plata, que foi anunciado recentemente, enfrenta a mesma situação e depende da regularização de documentos para poder atuar.
Situação de Alex Sandro
Por outro lado, Alex Sandro deve demorar mais para estrear. O lateral-esquerdo não joga há três meses, desde 25 de maio, quando participou da última rodada do Campeonato Italiano. Ao chegar ao Rio de Janeiro, ele afirmou estar em boa forma física, mas preferiu não definir uma data exata para sua estreia. "Estou muito ansioso e feliz, não vejo a hora de começar a treinar e jogar, quero ter o máximo de minutos possíveis. Já comecei a sentir o carinho da torcida no voo, muitos flamenguistas estavam presentes", comentou.
Caso os reforços não pudessem estrear contra o Corinthians, a próxima oportunidade será contra o Vasco, em 15 de setembro. Isso porque Alex Sandro, Alcaraz e Gonzalo Plata não foram inscritos a tempo na Copa do Brasil, ficando de fora do jogo de volta contra o Bahia, no Maracanã, em 12 de setembro. Eles só poderão disputar a competição se o Flamengo avançar para as semifinais.
Na Libertadores, a situação é ainda mais complicada. O prazo de inscrição vai até 18 de outubro, mas o regulamento da Conmebol permite apenas três substituições de jogadores para as quartas de final. Portanto, um dos reforços só poderá disputar a competição se o Flamengo alcançar as semifinais, quando mais três trocas serão permitidas.