O Flamengo acabou com a sequência negativa no Campeonato Brasileiro ao vencer por 2 a 0 o Cuiabá, nesta quarta-feira, no Maracanã. Com o resultado, os rubro-negros chegaram a 15 pontos e se afastaram da zona de rebaixamento. Já os mato-grossenses seguem com 12, na degola.
O Flamengo abriu o placar com gol no começo do primeiro tempo, com Ayrton Lucas. Na etapa final, Gabigol marcou o segundo e deu números finais ao jogo.
Na próxima rodada, o Flamengo terá pela frente o Atlético-MG, neste domingo, no Mineirão. Já no sábado, o Cuiabá recebe o Ceará, na Arena Pantanal.
Dorival Júnior celebra vitória
O resultado positivo foi o primeiro do técnico Dorival Júnior no comando da equipe. O treinador celebrou o triunfo no Maracanã, diante da torcida.
"Só estando ali à frente para as pessoas terem ideia do que é estar contra essa torcida e a favor dela. Sensação indescritível, não tem como mensurar. Fico muito feliz por voltar pela terceira vez. Espero completar esse ciclo, nunca tirei isso da minha cabeça, sempre tive isso comigo, que em algum momento eu voltaria ao Flamengo. Graças a Deus acabou acontecendo e espero poder dedicar tudo o que eu adquiri como experiência nesse momento, que será importantíssimo na minha carreira e um diferencial", disse.
Dorival Júnior fez questão de citar o ex-técnico Paulo Sousa em seu discurso.
"A mudança comportamental começa por nós mesmos. Em cima dos problemas que nós apresentamos e deixamos acontecer. Então com calma e tranquilidade, aproveitar todo o trabalho anterior do Paulo Sousa, vamos tentar dar sequência, e usar o máximo possível do legado que ele tenha deixado", declarou.
O jogo
O Cuiabá surpreendeu com um minuto e quase marcou no Maracanã. Rafael Gava foi lançado e chutou com perigo. Só que a resposta do Flamengo veio em grande estilo, aos cinco. Ayrton Lucas fez boa jogada e tentou o cruzamento, mas a bola foi direto para a rede.
O gol deu mais ânimo aos donos da casa. Tanto que o Flamengo quase ampliou aos 18 minutos quando Matheuzinho cruzou para Arrascaeta cabecear para a rede. Só que depois do lance, o confronto diminuiu de intensidade.
O Flamengo voltou a levar perigo aos 39 minutos, quando Andreas Pereira tentou cruzar, a bola desviou na zaga e obrigou Walter a fazer grande defesa. Assim, os rubro-negros mantiveram a vantagem até o intervalo.
No segundo tempo, o panorama da partida não mudou. Em ritmo morno, o Flamengo controla o jogo e não era incomodado. Os donos da casa só chegaram com qualidade ao ataque aos 14 minutos. Gabigol recebeu passe na área, mas viu Marllon se antecipar para salvar o Cuiabá. Depois, Éverton Ribeiro chutou colocado, mas Walter estava atento para fazer a defesa.
Os flamenguistas seguiram melhores em campo e passaram a desperdiçar chances de ampliar o placar. Primeiro, Gabigol mandou perto do gol. Depois, Éverton Ribeiro acertou o travessão. De tanto insistir, os cariocas chegaram ao segundo no Maracanã, aos 33 minutos. Arrascaeta tocou para Gabigol tocar na saída de Walter.
Nos minutos finais, o Cuiabá ainda tentou aumentar a intensidade no ataque. No entanto, o Flamengo permaneceu melhor em campo e garantiu os três pontos em casa.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 X 0 CUIABÁ
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: Quarta-feira, 15 de junho de 2022
Horário: 20h30 (Brasília)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF-Fifa)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA-Fifa) e Daniel Henrique da Silva Andrade (DF)
VAR: Rafael Traci (SC)
Renda: R$ 1.431.946,00
Público: 40.916 pagantes
Cartões amarelos: Vitinho (Flamengo); André e Camilo (Cuiabá)
GOLS
FLAMENGO: Ayrton Lucas, aos 5min do primeiro tempo; Gabigol, aos 33min do segundo tempo
FLAMENGO: Diego Alves, Matheuzinho, Pablo, David Luiz (Léo Pereira) e Ayrton Lucas; João Gomes, Andreas Pereira e Arrascaeta (Willian Arão); Everton Ribeiro (Diego), Gabigol (Pedro) e Bruno Henrique (Vitinho)
Técnico: Dorival Jr.
CUIABÁ: Walter, João Lucas, Marllon, Paulão e Uendel; Camilo, Rodriguinho (Valdívia) e Rafael Gava (Osorio); André Luís (Jenison), André (Jonathan Cafu) e Felipe Marques (Marcão Silva)
Técnico: Antônio Oliveira