Na tarde desta quarta-feira (3), o Fluminense acertou a venda do zagueiro Nino, para o Zenit, da Rússia. O zagueiro era alvo de clubes da Europa, desde a última janela, fazendo com que a diretoria tricolor segurou a venda pelas competições disputadas. Nino, era o capitão e líder do elenco tricolor que conquistou a América em 2023.
A proposta do Zenit é de 5 milhões de euros, (cerca de R$ 27 milhões), pelo jogador de 26 anos, atendendo o valor esperado pelo Fluminense. A valorização de Nino no time russo, será maior ao seu salário do clube carioca, sendo o mesmo valor da proposta do Tigres, do México, feita em 2022 pelo zagueiro.
Nino, continua de férias devido à participação do Mundial de Clubes, na qual o Fluminense foi vice-campeão. Os jogadores do elenco principal, deverá se apresentar no dia 23 de janeiro, para se preparar as competições de 2024. A primeira taça a ser disputada é a Recopa, contra a LDU, em fevereiro.
O contrato de Nino com o Fluminense, iria até o final de 2024. As propostas pelo futebol de Nino, era recebido toda janela de transferência. Como a partir do meio de 2024, poderia assinar um pré-contrato e sair de graça, a diretoria entendeu que poderia receber um valor pelo jogador nesse início de ano.
Além do Zenit, o Nottingham Forest, da Inglaterra e o Betis, da Espanha, estava de olho no zagueiro. Porém, os valores oferecidos pelos russos, foram de acordo entre o jogador e o clube, que tinham como mínimo o valor de 5 milhões de euros.
Nino chegou ao clube em 2019, sendo destacado no Criciúma. Após a sua compra pelo Fluminense, despertou interesse de clubes de fora do país. Com a camisa do tricolor das laranjeiras, atuou por 244 jogos, marcando 13 gols. Em títulos, foi bicampeão carioca em 2022 e 2023 e a Libertadores da América de 2023.