Segundo diálogos obtidos pela Operação Penalidade Máxima, o lateral-esquerdo Denner Barbosa, do Operário de Várzea Grande-MT, revelou que estava recebendo uma mesada no valor de R$ 5 mil de um apostador. O objetivo seria de influenciar outros jogadores a participarem de um esquema de manipulação de resultados.
O destinatário das mesadas era Bruno Lopez, que atualmente se encontra preso, sendo acusado pelo Ministério Público de Goiás como o líder do esquema. Nas conversas, Denner Barbosa faz menção a outro apostador, porém sem revelar sua identidade.
“Ele me dá 5 conto mensal mesmo se for mês que não tem operação”, escreveu Denner em mensagem no dia 11 de fevereiro de 2023.
O advogado do atleta, seu cliente nega qualquer envolvimento nos esquemas de manipulação de resultados e afirma que ele apenas fingiu participar para cobrar uma dívida anterior de Bruno Lopez. Além disso, foi esclarecido que Denner não foi denunciado pelo Ministério Público de Goiás.
Em 11 de fevereiro de 2023, um sábado, Denner Barbosa teve uma conversa com o apostador Bruno Lopez, na qual discutiram a manipulação de duas partidas. Durante esse diálogo, Barbosa mencionou várias vezes que costumava trabalhar para outro apostador, porém, sem mencionar o nome dessa pessoa.
Denner Barbosa:
Irmão, eu sou fechado com um parceiro, mano. Nessa situação.
Bruno Lopez:
Arrumando jogador?
Denner Barbosa:
Sim [...] Ele me dá uma quantia mensal, mas eu sempre arrumo para ele.
Bruno Lopez:
Arruma só um para mim. Preciso só de UM.
Os dois indivíduos chegaram a um acordo para manipular o resultado de duas partidas específicas. O primeiro acordo envolvia o número de escanteios na partida entre Luverdense e Operário de Várzea Grande, válida pelo campeonato estadual de Mato Grosso. O segundo acordo envolvia a derrota no primeiro tempo da partida entre Goiânia e Goiás, pelo Campeonato Goiano.
Durante as mensagens, Bruno Lopez envia um áudio para Denner Barbosa, e diz:
“Comigo você vai fazer dinheiro de verdade.”
Denner responde que trabalha para outro apostador:
“Ele me dé 5 conto mensal mesmo se for mês que não tem operação.”
Quem é Denner Barbosa?
O lateral-esquerdo, atualmente com 29 anos, deu início à sua carreira nas categorias de base do Corinthians. Ele teve a oportunidade de jogar três partidas pela equipe profissional durante o Campeonato Brasileiro de 2012.
Após não conseguir se firmar no Corinthians, o jogador foi emprestado a outras equipes para buscar mais oportunidades. Ele teve passagens por clubes como Atlético-GO, Bragantino, Boa Esporte-MG, Penapolense-SP, Cascavel-PR, Portuguesa, São Bento, Famalicão-POR, Juventus-SC, Nacional-SP, Rio Claro-SP, Figueirense e Atibaia. No ano de 2023, o jogador fez dois jogos pelo Operário-MT.