O jogador Daniel Alves está preso na Espanha desde janeiro do ano passado sob a acusação de estupro de uma jovem de 23 anos. De acordo com informações divulgadas pelo UOL, Neymar e sua família realizaram uma transferência de fundos para apoiar o ex-lateral do Barcelona e da seleção brasileira.
Devido à falta de acesso aos seus recursos desde sua prisão, Daniel Alves buscou ajuda financeira e jurídica da família de Neymar. Segundo a reportagem, o montante fornecido pela família do atacante foi destinado ao pagamento de uma multa no valor de 150 mil euros (aproximadamente R$ 800 mil, na cotação atual) às autoridades judiciais espanholas, visando potencialmente reduzir a pena de Daniel em caso de condenação.
O UOL teve acesso ao comprovante da transferência do valor para uma das advogadas de Daniel Alves no caso, Miraida Puente, servindo como evidência do suporte financeiro da família de Neymar ao ex-jogador. A quitação da multa perante a Justiça espanhola ocorreu em 9 de agosto do ano passado. Ao ser contatada pelo site, a advogada preferiu não comentar sobre o assunto.
Além do auxílio financeiro, em junho de 2023, Daniel Alves designou Gustavo Xisto, um dos representantes jurídicos mais antigos das empresas de Neymar pai, como procurador, responsável por gerir o patrimônio do ex-lateral.