A final da Supercopa do Brasil contra o Flamengo será neste sábado, em Brasília, e o Palmeiras teve pela frente um desafio. Entrou em campo hoje com um time todo reserva contra o Ituano, no estádio Novelli Júnior, em Itu (SP), pela quarta rodada do Campeonato Paulista, e não decepcionou. Venceu por 3 a 1 e conquistou a segunda vitória na competição. Rafael Navarro - que desencantou e balançou a rede desde a Libertadores do ano passado -, Lucas Siqueira (contra) e Bruno Tabata (em cobrança de pênalti) marcaram os gols.
Quinta rodada
Neste sábado, o Palmeiras enfrentará o Flamengo, às 16h30 (de Brasília), no estádio Mané Garrincha, em busca do primeiro título entre os profissionais na temporada. Volta ao Paulistão na próxima quarta-feira, às 21h35, contra o Mirassol, em Mirassol (SP), pela quinta rodada. O Ituano entrará em campo agora no domingo, às 16 horas, contra a Inter de Limeira, fora de casa.
Imposição alviverde
Mesmo com o time reserva, o Palmeiras começou a partida tentando se impor em campo. Só que a tentativa de imposição alviverde parou por aí no início e o Ituano passou a construir suas jogadas ofensivas em cima de erros de posicionamento do setor defensivo.
No lance seguinte, aos 29 minutos, Mayke foi decisivo para o primeiro gol alviverde. O lateral direito roubou a bola no meio, tocou para Flaco López e recebeu de volta na direita. Livre, avançou até a área e cruzou rasteiro para o meio. Rafael Navarro deu um carrinho para fazer mandar a bola para a rede.
O gol sofrido desestabilizou o Ituano, que passou o resto do primeiro tempo torcendo para que ele acabasse logo. O Palmeiras aproveitou e criou algumas chances.
Segunda etapa
Para a segunda etapa, o técnico Carlos Pimentel fez duas substituições para dar mais força no meio de campo do Ituano e teve êxito. Aos sete minutos, saiu o gol de empate. Paulo Victor disparou pela direita, nas costas do lateral esquerdo Vanderlan, e cruzou no meio para Eduardo Person, que estava livre dentro da área e chutou para a rede.
O gol de empate animou o Ituano, que levou perigo em alguns lances, mas não teve a efetividade necessária para conseguir a virada. E foi castigado mais tarde com o segundo do Palmeiras, aos 27 minutos. Após escanteio pela direita, Flaco López cabeceou, mas a bola tocou na mão de Lucas Siqueira, que tirou Jefferson Paulino do lance.
Pouco tempo depois, o Verdão liquidou o jogo. Flaco López sofreu o pênalti e Bruno Tabata foi para a cobrança, aos 36 minutos. O meia bateu no meio do gol e fez o terceiro gol.
FICHA TÉCNICA
ITUANO 1 x 3 PALMEIRAS
Local: Estádio Municipal Dr. Novelli Júnior, em Itu (SP)
Data: 25 de janeiro de 2023 (quarta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Thiago Luis Scarascati
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Amanda Pinto Matias
VAR: Adriano de Assis Miranda
Renda: R$ 678.770,00
Público: 10.169 torcedores
Cartões amarelos: Felipe Saraiva e José Aldo (Ituano); Vanderlan e Flaco López (Palmeiras)
Gols:
ITUANO: Eduardo Person (aos 7min do 2º tempo)
PALMEIRAS: Rafael Navaro (aos 29min do 1º tempo), Lucas Siqueira (contra, aos 27min do 2º tempo) e Bruno Tabata (pênalti, aos 37min do 2º tempo)
ITUANO: Jefferson Paulino; Raí Ramos, Rafael Pereira (Frazan), Bernardo e Mário Sérgio; Lucas Siqueira, Eduardo Person (Andrey) e José Aldo (Marcelo Freitas); Paulo Victor (Rafael Cavalheira), Quirino e Yago (Felipe Saraiva).
Técnico: Carlos Pimentel
PALMEIRAS: Marcelo Lomba; Mayke, Luan, Kuscevic e Vanderlan; Jailson, Atuesta (Fabinho) e Bruno Tabata (Jhon Jhon); Breno Lopes (Garcia), Flaco López (Merentiel) e Rafael Navarro (Giovani).
Técnico: Abel Ferreira