Após a Conmebol avisar ao Peñarol das consequências de não receber os torcedores do Botafogo, o Conselho Diretor do Peñarol respondeu à entidade que seguirá as determinações do Ministério do Interior do Uruguai. O órgão se mantém firme até o momento na decisão de não permitir a presença de torcedores do Botafogo no Estádio Campeón del Siglo.
Apesar de tentarem chegar em um acordo durante a Reunião de Coordenação da véspera da partida, as partes não concordaram e nada foi feito. Essa reunião acontece na véspera de qualquer jogo da Libertadores e da Sul-Americana e envolve áreas dos clubes, além de autoridades de segurança das cidades, marketing e imprensa.
Caso o Peñarol permaneça com essa ideia, tudo indica que a entidade exigirá que esta partida decisiva aconteça sem a presença de quaisquer das duas torcidas, já que nem Peñarol tampouco Ministério do Interior garantiram por escrito a segurança dos 1.600 torcedores do Botafogo que compraram ingressos.
Se Peñarol e Ministério do Interior se recusarem a cumprir a resolução proposta pela entidade suprema do futebol sulamericano, a realização da partida de amanhã poderá ser cancelada e remarcada para outro país, como manda o Artigo 4.2.2 do Manual de Clubes da Libertadores 2024. Outras punições mais duras podem vir a ser adotadas pela Conmebol.