O Coritiba anunciou, nesta terça-feira (24), véspera de Natal, o retorno do lateral-direito Rafinha. O jogador, de 39 anos, havia firmado um pré-acordo de renovação com o São Paulo até março de 2025, mas decidiu recusar a proposta do clube paulista ao receber uma oferta do Coxa, que inclui um contrato de um ano.
O projeto do Coritiba para Rafinha envolve a disputa das competições de 2025, com a ideia de que o lateral-direito se aposente no clube que o revelou. Após o fim de sua carreira, a intenção é que ele continue no clube, aproveitando sua forte identificação com o Coxa, e desempenhe um papel de liderança.
"Passando para avisar que eu jamais poderia deixar de cumprir a promessa quando saí, há quase 20 anos. Estou de volta ao Alto da Glória. Estou de volta ao Couto Pereira. Estou de volta ao Coritiba, clube que me revelou e me abriu as portas. Saí como piá e hoje volto para ajudar o Coritiba a voltar ao patamar que ele merece.", disse o jogador nas redes sociais.
Rafinha é visto pelo Coritiba como um nome muito querido pela torcida e que se encaixa no projeto esportivo para 2025, que busca resgatar a identidade do clube e proporcionar resultados no campo, com destaque para sua experiência e liderança.
O técnico Mozart, que comandará a equipe na próxima temporada, conversou com Rafinha nas últimas semanas, apresentando suas expectativas e o plano de como utilizá-lo dentro de campo, uma característica do treinador.
Embora tenha sido anunciado, Rafinha não se apresentará ao Coritiba nesta quinta-feira (26), dia que marca o início da pré-temporada. O lateral-direito entrou em férias após o término do Brasileirão, em 8 de dezembro, e a expectativa é que ele se junte ao elenco na primeira semana de janeiro.