Ramón Angel Díaz recentemente completou 65 anos colecionando histórias de um andarilho do planeta da bola. O futebol proporcionou ao argentino nascido em La Rioja vivenciar a cultura de 11 países diferentes e fazer uma certa fortuna como jogador e agora como treinador.
Atualmente no comando do Corinthians, Ramón não costuma conceder muitas entrevistas, adota um estilo diferente da maioria das personalidades do futebol brasileiro, vivendo como um homem que foge dos holofotes que a profissão aponta para ele, isso deste sua época no Vasco. Os 46 anos como profissional do futebol o moldaram a falar pouco.
Em sua primeira entrevista exclusiva a um veículo de imprensa durante sua passagem pelo Brasil, Ramón Díaz revelou uma das certezas que carrega desde a chegada ao futebol brasileiro, ou mais especificamente ao Corinthians. Segundo ele, o "Corinthians é muito maior que o Vasco. Muito maior".
Fala de Ramon Diaz:
"Em nível institucional, de clube, é muito maior o Corinthians do que Vasco. Muito maior. Alguns por aí não vão gostar do que digo. Bom, a realidade é essa.
Minha intenção é ficar, mais do que o contrato, minha intenção é ficar, porque eu gostaria de lutar com o Corinthians não contra o rebaixamento. Pelo que vejo, o Corinthians é um dos clubes mais importantes e precisa lutar lá em cima, precisa lutar pelo Brasileirão, precisa competir a esse nível. Times desta categoria não podem lutar contra o rebaixamento, não podem, não existe."