A equipe do Santos tem confronto marcado nesta quarta-feira (10), às 19 horas, contra o Bahia pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. A partida, no entanto, não contará com o zagueiro Eduardo Bauermann, afastado após envolvimento em manipulação de jogos do futebol brasileiro.
O elenco deve chegar no gramado com o peso do ocorrido. Todos foram informados sobre os acontecimentos com o zagueiro pelo presidente Andreas Rueda, no CT Rei Pelé. De alguma forma, os jogadores ficaram surpresos com as notícias e lutam para não refletir o abalo emocional no campo.
Com base nos dados fornecidos pelo Ministério Público de Goiás, o Santos convocou uma reunião na manhã da terça-feira passada com Bauermann e seu advogado. Foi anunciado o seu afastamento do time por tempo indeterminado. As investigações sobre o caso de manipulação seguem em andamento.
O jogador demonstrou constrangimento, trocou poucas palavras com a equipe gestora e, na maior parte do tempo, permaneceu com a cabeça baixa. No final da reunião, ele aceitou resignadamente a decisão do clube. A punição possui tempo indeterminado, sendo analisado juntamente com o decorrer das investigações.
Após o término da reunião, o presidente Andres Rueda convocou a equipe inteira para uma conversa no auditório do CT Rei Pelé, onde explicou o caso a todos e justificou a decisão de afastar Bauermann. Durante esse encontro, o dirigente solicitou discernimento aos jogadores caso ocorram situações semelhantes, ofereceu apoio jurídico e enfatizou que o clube não tolerará desvios éticos.
Internamente, houve uma sensação de surpresa generalizada. Bauermann era titular na defesa do Santos desde o ano anterior e desfrutava de uma reputação de liderança e confiabilidade entre todos. Funcionários, jogadores e membros da comissão técnica ficaram incrédulos com a notícia e, de acordo com fontes consultadas pelo ge, o zagueiro Messias foi um dos mais afetados emocionalmente. Messias e Bauermann haviam sido companheiros de equipe no América-MG.
Em abril deste ano, quando o celular de Eduardo Bauermann foi apreendido, a diretoria do Santos tomou a decisão de ouvir o jogador e optou por conceder-lhe um voto de confiança. Como resultado, o zagueiro foi mantido no elenco e continuou participando regularmente das partidas nas competições da Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro.
Na manhã seguinte, o treinador Odair Hellmann liderou a última sessão de treinamento antes da partida desta noite contra o Bahia. O treino foi mais leve, com uma intensidade reduzida em relação ao normal, e um clima de silêncio pairava no ambiente, contrastando com o ambiente habitual.
Durante a tarde, o Santos enviou um e-mail interno aos seus funcionários e jogadores, fornecendo informações relacionadas à manipulação de resultados e ações no jogo, como cartões amarelos, cartões vermelhos e número de escanteios. O e-mail também continha diretrizes sobre como agir e a quem recorrer em casos semelhantes.
Com apenas quatro pontos conquistados no Brasileirão e próximo da zona de rebaixamento, o Santos entra em campo nesta noite em busca de sua segunda vitória na Série A.