Na busca por um nome para comandar a equipe, a diretoria do clube buscou informações sobre Thiago Carpini, do Juventude. Treinador foi destaque da equipe gaúcha, levando ao vice-campeonato da segundona de 2023. Na tarde desta quarta-feira (10), a diretoria obteve autorização para contratar o técnico, podendo ocorrer um acordo em breve.
Com 39 anos, Thiago surge como uma opção mais viável nesse momento para o São Paulo. O elenco do tricolor já está treinando visando os jogos do Campeonato Paulista. A diretoria do tricolor tem pressa, para poder acertar o mais breve possível com o nome de um treinador. Nesse momento que está comandos os treinamentos de pré-temporada é Lucas Silvestre, que era auxiliar de Dorival Junior.
Para a negociação ser concretizada, o São Paulo precisa desembolsar cerca de R$ 1 milhão, sendo referente à multa de Thiago. O perfil de Carpini que mais agradou aos dirigentes do São Paulo, que tem o uruguaio Paulo Pezzolano, como opção. Pezzolano, aqui no Brasil, fez um grande trabalho quando retornou a equipe do Cruzeiro da série B em 2022.
O que pesa contra Pezzolano é a parte burocrática, que o treinador tem no Valladolid, da Espanha. A segunda divisão está chegando na metade da temporada, dificultando sua saída. Carpini que além do vice-campeonato da série B em 2023, fez uma grande campanha com o Água Santa no Campeonato Paulista, perdendo a final para o Palmeiras.
Com uma filosofia de jogo mais moderna, chamou atenção de outros clubes do Brasil. Santos e Cruzeiro, chegaram a quase fechar com o treinador, que preferiu ficar no Juventude. Um dos motivos da recusa, foi devido ao planejamento já está adiantado com a contratação de 15 jogadores. O São Paulo estreia no Campeonato Paulista, dia 20 de janeiro, contra o Santo André, às 20h(horário de Brasília), no Morumbi.