O Vasco da Gama apresentou um recurso nesta terça-feira (5) ao Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, em que solicita a liberação do estádio de São Januário. O clube cita que entrou em acordo com os órgãos do Rio de Janeiro, estabeleceu a matriz da realização de eventos no estádio.
O encontro aconteceu na sede da Ferj, com a presença de membros da entidade, da SAF, do Ministério Público, do Governo do Rio de Janeiro, da COMLURB, da Polícia Militar e da Guarda Municipal. A reunião das autoridades e dirigentes do clube serviu para estabelecer os deveres, para que São Januário recebe novamente jogos com torcida.
As responsabilidades do Vasco são:
Expansão da equipe de orientação de público para a área interna do Estádio de São Januário, com permanência até o fim do escoamento de todo o público do Estádio.
- Manutenção do perímetro de segurança até o escoamento total do público do Estádio.
- Reciclagem do treinamento de evacuação de público voltado para equipes de segurança e orientação de público.
- Produção de material educativo a ser transmitido no som/telão antes das partidas com orientações sobre comportamento em casos de emergência.
- Revisão dos procedimentos de revista nos acessos de público, incluindo terceirizados.
- Melhoria da sinalização de fluxos e pontos de interesse (banheiros, postos médicos, saídas).
- Melhoria da sinalização de portões de acesso e bilheterias.
- Definição, pelos órgãos públicos, dos quantitativos ideais para classificação das operações (Bandeiras) no modelo AREF.
Alguns acordos foram feitos para a área externa e no complexo de São Januário, para receber de volta a sua torcida. Confira abaixo:
Comlurb e Light: remoção e poda de árvores na Rua Ricardo Machado e também no entorno do estádio. Será preciso emissão de laudos para que a remoção das árvores e recuperação de todas as calçadas em conformidade com as leis e diretrizes de inclusão.
SEOP: Bloqueio total da Avenida Roberto Dinamite em dias de jogos no estádio, fiscalização e retirada de ambulantes do perímetro de segurança e também de estacionamentos irregulares na região.
CET-RIO: Criar um esquema de segurança para escoar o trânsito na região para os dias de jogos em São Januário.
Guarda Municipal: aumentar o efetivo para escoamento de carros na chega e na saída em dias de jogos.