Vinicius Junior foi eleito, nesta terça-feira (17), o melhor do mundo pela Fifa, em cerimônia realizada pela entidade maior do futebol, em Doha, no Catar. O segundo colocado foi Rodri, do Manchester City, vencedor da Bola de Ouro em outubro, que revoltou tantos fãs de futebol em todo o mundo. A terceira colocação ficou com Bellingham, companheiro de Vini no Real Madrid.
VOTAÇÃO PARA O PRÊMIO:
Para chegar no nome do melhor jogador da temporada, a FIFA divide a votação em algumas categorias, sendo elas: Capitães de seleções que fazem parte do quadro da FIFA, treinadores, jornalistas e votação popular entre os fãs. Vini foi o mais votado pelos torcedores e pelos capitães das seleções. Rodri foi o preferido dos treinadores e dos jornalistas.
COMO FORAM CONTABILIZADOS OS VOTOS?
De acordo com o regulamento do prêmio The Best, o jogador mais votado de uma categoria de eleitores leva 13 pontos. O segundo mais votado recebe 11 pontos. O terceiro, nove. O quarto, oito. E assim vai até o 10º colocado de cada categoria, que fica com um ponto. Vini foi premiado ao somar 48 pontos no total, ficando em primeiro para torcedores e capitães, e em segundo nas outras duas categorias (13+13+11+11= 48).
ATLETAS QUE VOTARAM EM VINI PARA MELHOR DO MUNDO:
Jogadores como James Rodríguez, Luka Modric, Mo Salah, e até mesmo Virgil Van Dijk, por exemplo, colocaram Vini Jr. em primeiro nas suas listas, sem contar com técnicos como Dorival Jr e Didier Deschamps . Rodri recebeu votos de jogadores como Harry Kane, Robert Lewandowisk e Joshua Kimmich, mas não foi o suficiente para superar Vini no total.
Messi, um dos nomes mais pesados dentro da votação, colocou Vini em 3° lugar, atrás de Yamal e Mbappé. Especula-se que Haaland também teria colocado Vini acima de Rodri, seu companheiro de Manchester City.