Na noite desta terça-feira, em São Paulo, foi confirmada a morte de Juan Manuel Izquierdo, zagueiro do Nacional-URU, aos 27 anos. Ele se junta à triste lista de jogadores que perderam a vida após sofrerem mal súbito durante uma partida de futebol.
Izquierdo passou mal durante o segundo tempo do jogo contra o São Paulo, na última quinta-feira, no Morumbi. Apesar dos esforços médicos, ele não respondeu aos tratamentos e teve sua morte confirmada pelo Hospital Albert Einstein, onde estava internado.
O incidente ocorreu aos 39 minutos da etapa final do jogo, válido pelas oitavas de final da Conmebol Libertadores. Inicialmente, ele foi diagnosticado com uma arritmia cardíaca.
Casos Marcantes de Mortes de Jogadores em Campo
Serginho
Um dos casos mais impactantes no futebol brasileiro foi o de Serginho, zagueiro do São Caetano. No dia 27 de outubro de 2004, aos 30 anos, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória durante um jogo contra o São Paulo, no Morumbi. Serginho faleceu cerca de uma hora depois, já no Hospital São Luiz.
Marc-Vivien Foé
Em 2003, o camaronês Marc-Vivien Foé chocou o mundo do futebol ao morrer durante uma partida da Copa das Confederações contra a Colômbia, com transmissão ao vivo. Ele sofreu um mal súbito em campo e faleceu devido a uma cardiomiopatia hipertrófica. A FIFA homenageou o jogador posteriormente.
Maximiliano Patrick Ferreira
Menos de uma semana após a morte de Foé, o zagueiro Max, do Botafogo-SP, morreu aos 21 anos após passar mal durante um treino, vítima de ataque cardíaco.
Cheick Tioté
O marfinense Cheick Tioté, então com 30 anos, faleceu após um mal súbito durante um treino do Beijing Enterprises, na Segunda Divisão da China, em 5 de junho de 2017. Ele foi socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu.
Miklos Feher:
O húngaro Miklos Feher, jogador do Benfica, morreu em campo durante um jogo contra o Vitória de Guimarães em 2004. Sua camisa usada naquele dia está exposta no museu do Benfica em homenagem ao atleta.
Piermario Morosini:
Em 2012, o meia Piermario Morosini, do Livorno, faleceu após sofrer uma parada cardíaca durante um jogo contra o Pescara, pela Série B do Campeonato Italiano. Ele foi levado ao hospital, mas não resistiu.
Antonio Puerta:
O lateral Antonio Puerta, do Sevilla, morreu em 2007 após sofrer um mal súbito em campo. Ele foi levado ao hospital ainda com vida, mas faleceu dias depois devido a uma falência múltipla dos órgãos, resultante de uma parada cardíaca durante uma partida contra o Getafe.
Afonso Rossa
Um dos casos mais recentes no Brasil foi o do zagueiro Afonso Rossa, da equipe sub-20 do Águia de Marabá. Em maio, ele sofreu um infarto momentos antes de uma partida contra o Carajás, pela Copa Pará da categoria, e não resistiu.