A Copa América já está pra começar, com seu primeiro jogo marcado pro dia 20 (quinta-feira), e a Seleção Brasileira promete chegar longe nesta edição. Enquanto a competição não chega, juntamos algumas curiosidades da competição já centenária e vamos contar aqui pra você, acompanhe:
VIAGEM DE MULA:
Em 1919, a competição foi sediada no Rio de Janeiro e os donos da casa foram os vencedores daquela edição. A seleção do Chile, que ficou em quarto lugar com três derrotas, mas isso não passou nem perto da chateação da volta pra casa. Pra chegar no Brasil, o time veio junto com a seleção da Argentina, mas na volta ficaram presos na cidade de Mendoza (350 km de Santiago), culpa de uma tempestade de neve que fechou a ferrovia.
Então, uma ideia apareceu para a seleção, como um caminho mais fácil para chegar em casa: Atravessar a Cordilheira dos Andes em cima de mulas. O caminho aparentemente não foi tão simples quanto os chilenos imaginavam, levando em conta que chegaram em casa quarenta dias depois (!!!) de terem saído do Brasil.
CHEGAR À FINAl SEM VITÓRIAS:
Isso não parece muito possível, né? Alcançar o fim de uma competição sem vencer nenhuma vez, mas o Paraguai conseguiu esse feito. Em 2011, numa edição que foi sediada na Argentina, o Paraguai empatou as três partidas da fase de grupos, eliminou o Brasil nas quartas de final (O Brasil não acertou nenhuma das cobranças de pênaltis), e a Venezuela na semifinal.
Na final não deu para o Paraguai, que foi derrotado pelo Uruguai por 3 a 0. O Uruguai, para chegar na final superou os donos da casa nas quartas de final (também nos pênaltis) e venceu o Peru na semi, conquintando a sua Copa América de número 15.
3 PÊNALTIS PERDIDOS EM UM JOGO:
Este jogo em especifico poderia ter terminado empate, se não fosse a falta de mira (ou sorte) do argentino Martín Palermo: O jogador conseguiu perder três pênaltis em uma única partida. Uma das cobranças foi defendida pelo goleiro da Colômbia, Miguel Calero, uma foi no travessão e a outra foi pra fora. Com todos esses erros, o fim da partida ficou em 3 a 0 para os colombianos.
BUSQUETS E PUYOL NA COPA AMÉRICA?:
Sim, já tivemos Busquets e Puyol na Copa América, mas não exatamente os que nos vêm em mente. Miguel Busquets era meia-esquerda do Chile em 1947 e chegou a marcar um gol na competição, enquanto o árbitro uruguaio Carlos Puyol (o nome do espanhol é Carles Puyol) apitou três partidas em 1939. Também já houve um Lino Nessi na competição, autor de um dos gols do Paraguai na edição de 1929.