Os trabalhos de mergulho e uso de drones subaquáticos na busca por desaparecidos do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), estão suspensas nesta sexta-feira (10), informou a assessoria de Comunicação da Marinha do Brasil. A operação terá continuidade apenas pela superfície com o uso de embarcações e drones aéreos.
A interrupção é necessária para o controle da vazão da usina hidrelétrica operada pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste).
Durante as buscas nessa quinta-feira (9), não foi encontrado nenhum indício que pudesse levar à localização dos três últimos desaparecidos. A Marinha segue avaliando o cenário.
Até o momento, das 17 pessoas desaparecidas, foram confirmadas 14 mortes, e houve ainda o resgate de um sobrevivente. Atualmente, três pessoas seguem desaparecidas.
Construção de nova ponte
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou no dia 31 de dezembro de 2024, no Diário Oficial da União (DOU), a contratação da empresa que vai construir a nova ponte sobre o Rio Tocantins, na BR-226/TO.
A parte da ponte que continuaram em pé vão começar a ser demolidas ainda no mês de janeiro. A expectativa é que essa fase demore cerca de um mês e meio para ser finalizada.
Confira as etapas previstas:
Entre março e junho - fase de infraestrutura;
A partir de abril - obra entrará na etapa dos pré-moldados ou pré-fabricados, com previsão de conclusão em outubro;
Entre abril e dezembro - superestrutura, fase que começará em abril e deve se estender até dezembro;
Entre junho e setembro - fase de mesoestrutura;
Entre novembro e dezembro - pavimentação e acabamentos.
Tragédia
A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), desabou sobre o Rio Tocantins desabou na tarde do domingo, 22 de dezembro de 2024. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), do governo federal, o desabamento aconteceu porque o vão central da ponte cedeu. O órgão abriu uma sindicância para apurar as causas e efetivar as responsabilizações pelo desabamento.