A Polícia Militar (PM), através do Comando de Policiamento dos Cerrados, e dos policiais militares do Motopatrulhamento, estava fazendo rondas, próximo ao Laboratório Sobral, na noite de domingo (07), por volta das 19h30, quando dois homens, em atitude suspeita, estavam em uma motocicleta Honda CG 150 Fan cinza, de placa NIB-3323.
Ao perceber a aproximação da Guarnição da Polícia Militar , os dois suspeitos fugiram, em alta velocidade pelas ruas e avenidas de Floriano e não obedecerem as diversas vezes que foi dada pelos policiais militares a ordem de parada.
Um deles, inclusive efetuou um disparo de arma de fogo contra os policiais militares, na rua próximo ao clube da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e do posto de combustível Ipiranga.
Ao chegarem no bairro Taboca, numa rua com areia, os dois homens em fuga cairam da motocicleta e um deles, R. Q. G., o Riquelme, novamente disparou na direção de um patrulheiro da guarnição , que reagiu e o acertou com um tiro de pistola.
Quando os policiais militares, ao se aproximaram, perceberam o fugitivo que morreu era Riquelme, já conhecido por suas práticas delituosas. Logo em seguida foram acionados, mais policiais militares e o delegado regional de Floriano, que, junto com sua equipe comparecer ao local da morte para em tomar as medidas julgadas cabíveis.
Os suspeitos estavam com uma arma de fogo calibre 22 e um simulacro de pistola.