Alerta máximo: RS tem grande risco de inundações e deslizamentos no domingo

As áreas mais vulneráveis incluem o Noroeste, Centro-Ocidental, Nordeste, Sudeste, Sudoeste do estado e a região Metropolitana de Porto Alegre.

O estado do Rio Grande do Sul tem alerta de novas enchentes e deslizamentos. Todo cuidado é essencial. Já são mais de 110 mortos pela tragédia climática. | Facebook/Governo do Rio Grande do Sul
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden) emitiu um alerta de risco elevado para eventos hidrológicos e geológicos em diversas regiões do Rio Grande do Sul para este domingo (12). Este alerta abrange as potenciais ameaças de inundações, alagamentos e deslizamentos de terra devido às intensas chuvas previstas.

CUIDADO! As áreas mais vulneráveis incluem o Noroeste, Centro-Ocidental, Nordeste, Sudeste, Sudoeste do estado e a região Metropolitana de Porto Alegre.

Leia Mais

Bombeiro observa o cenário catastrófico no Rio Grande do Sul, em um helicóptero ele observa o resgate em um bairro totalmente alagado (Foto: Facebook/Governo do Rio Grande do Sul)QUAIS OS IMPACTOS? Os impactos dos recentes temporais e enchentes já são severos, com o estado registrando 136 mortes desde o final de abril. Além disso, a Defesa Civil reportou, em seu último boletim, 125 pessoas ainda desaparecidas e 756 feridos. O número de deslocados é alarmante, com 441,3 mil pessoas forçadas a sair de suas casas, das quais 71,3 mil estão em abrigos e 339,9 mil estão hospedadas com familiares ou amigos.

VOLUME PODE ULTRAPASSAR 150 MM - Quanto às previsões meteorológicas, o estado deve enfrentar mais chuvas torrenciais ao longo do fim de semana, com previsões indicando que o volume de precipitação pode ultrapassar 150 milímetros em várias áreas. Segundo a Climatempo, a intensificação das chuvas será impulsionada pela combinação de uma nova frente fria que atravessa a região e o desenvolvimento de uma área de baixa pressão no litoral gaúcho. Esse cenário favorece a formação de nuvens densas e carregadas devido ao encontro da massa de ar frio com o ar quente e úmido proveniente do litoral.

Socorrista chora ao ver o Estado do Rio Grande do Sul devastado pelas fortes chuvas, que atingiram mais de 80% do Estado (Foto: Facebook/Governo do Rio Grande do Sul) INMET MAPEIA ÁREAS DE MAIOR INCIDÊNCIA - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também prevê que as chuvas serão particularmente fortes no centro-leste e no nordeste do estado. Para a região metropolitana de Porto Alegre, espera-se que domingo seja o dia com maior volume de chuvas, podendo os acumulados ultrapassarem 80 milímetros. Esse aumento significativo nas chuvas pode elevar novamente os níveis dos rios, especialmente nas bacias do Guaíba, onde os níveis podem exceder 5 metros.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES