A Operação Praias Limpas começou no dia 4 de novembro e conta com atuação de 35 bombeiros militares de Parnaíba. Na última segunda-feira (18), o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Frederico, enviou mais dez profissionais da corporação lotados em Teresina para reforçar as atividades de limpeza do litoral piauiense.
A ação ocorre em todas as praias do litoral piauiense e as equipes vão continuar no local o tempo que for necessário”, disse o comandante, declarando já foram retirados do local mais de três toneladas de óleo. Para o Corpo de Bombeiros, a meta é manter todas as praias limpas. “Estamos fazendo o monitoramento”, disse o coronel Carlos Frederico.
No último sábado (16), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) divulgou um comunicado alertando sobre a interdição de três praias no litoral piauiense.
Comunicado
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semar), órgão responsável pela balneabilidade das praias do Piauí, comunica que, devido ao aparecimento de manchas de óleo no dia 15/11/19 nas praias de Peito de Moça, em Luís Correia, e Pedra do Sal, no município de Parnaíba e em conformidade com a Resolução Conama 274/2000, Art. 2º, § 4º e Art. 3º § 1º, toda a orla das duas praias acima citadas estão impróprias para banho.
A Praia de Atalaia, localizada em Luís Correia, continua imprópria para banho. As demais praias permanecem liberadas. Tão logo a situação se normalize, nova publicação será realizada.