No último domingo (12), a cidade de São Paulo (SP) registrou o dia mais quente do ano e a segunda maior temperatura máxima da história das medições feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia, em 1943. A capital alcançou 37,1ºC, e alcançou o primeiro lugar no ranking.
De acordo com o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia, a maior temperatura já registrada ocorreu em 17 de outubro de 2014, quando os termômetros marcaram 37,8ºC. Nas medições feitas pelo Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura, os registros também foram recorde. De acordo com o CGE, a média deste domingo foi de 36,9°C.
O valor é o mais alto já registrado para o mês de novembro desde o início das medições do órgão, há 19 anos. Até então, a maior temperatura registrada para o período havia sido de 35,3°C, em 2019. Às 10h40, o CGE decretou estado de atenção para a baixa umidade do ar em toda a capital paulista.
Com o sol intenso e tempo seco, moradores de São Paulo recorreram às piscinas do Sesc e aos parques da cidade para tentar diminuir a sensação de calor. Além disso, de acordo com INMET, a semana deve atingir mínimas acima dos 20°C e máximas passando dos 35°C. Na terça-feira (14), pancadas isoladas de chuva podem ocorrer, mas com baixo volume de precipitação.
ALERTA NO PIAUÍ
Forte onda de calor vai atingir 29 cidades piauienses
Prova de resistência! A população piauiense irá passar por uma forte onda de calor que pode ocorrer por mais de cinco dias de duração, com temperaturas 5ºC acima da média. O alerta de grande perigo (Onda de Calor) foi emitido nesta segunda-feira (13) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), e termina nesta sexta-feira (17). Veja quais as cidades no final da matéria.
Ao todo, 29 cidades do estado são afetadas. De acordo com o boletim, os municípios que estão sob o aviso são das regiões sudoeste, sudeste, centro-norte e norte. Clique no link e confira as cidades!