Prova de resistência! A população piauiense irá passar por uma forte onda de calor que pode ocorrer por mais de cinco dias de duração, com temperaturas 5ºC acima da média. O alerta de grande perigo (Onda de Calor) foi emitido nesta segunda-feira (13) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), e termina nesta sexta-feira (17). Veja quais as cidades no final da matéria.
Ao todo, 29 cidades do estado são afetadas. De acordo com o boletim, os municípios que estão sob o aviso são das regiões sudoeste, sudeste, centro-norte e norte. A situação oferece risco à saúde, e o instituto recomendou que, caso necessário, a população contate a Defesa Civil (telefone: 199).
O fenômeno El Niño, o aquecimento acima da média das águas do Oceano Pacífico Equatorial e outros fatores têm contribuído para a ocorrência de eventos cada vez mais extremos, como o aumento da temperatura global da superfície terrestre e dos oceanos. O instituto ainda afirma que o cenário indica que o ano de 2023 será o mais quente desde a década 60.
INMET EMITE TRÊS ALERTAS DE BAIXA UMIDADE PARA O PIAUÍ: “ GRANDE PERIGO”
Ainda nesta segunda-feira (13), o instituto emitiu três alertas de baixa umidade para o estado: Amarelo (Perigo Potencial), laranja (Perigo) e vermelho (Grande Perigo). Mais de 150 cidades são afetadas pelo tempo seco, com risco de incêndios florestais e à saúde. O INMET realizou algumas instruções para os populares.
O alerta amarelo, que terminará às 20h de hoje, é especificamente para duas cidades do Piauí, são elas: Ribeiro Gonçalves e Santa Filomena. Já o laranja, que finaliza às 18h, é para 166 municípios das regiões centro-norte, sudeste e sudoeste. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 12%.
No total, 99 cidades do sudeste e sudoeste piauiense estão sob aviso vermelho. Conforme o INMET, umidade relativa do ar está abaixo de 12%, até as 17h de hoje, com grande risco de incêndios florestais e à saúde (doenças pulmonares, dores de cabeça e etc). Diante disto, segue as orientações para amenizar os impactos:
- • Beba bastante líquido.
- • Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco.
- • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- • Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
- • Evite bebidas diuréticas (café e álcool).
- • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
ONDA DE CALOR: VEJA AS 29 CIDADES:
- Avelino Lopes
- Baixa Grande do Ribeiro
- Barreiras do Piauí
- Bom Jesus
- Canto do Buriti
- Caracol
- Corrente
- Cristalândia do Piauí
- Cristino Castro
- Curimatá
- Currais
- Gilbués
- Guaribas
- Júlio Borges
- Jurema
- Manoel Emídio
- Monte Alegre do Piauí
- Morro Cabeça no Tempo
- Palmeira do Piauí
- Parnaguá
- Redenção do Gurguéia
- Riacho Frio
- Ribeiro Gonçalves
- Santa Filomena
- Santa Luz
- São Gonçalo do Gurguéia
- Sebastião Barros
- Sebastião Leal
- Uruçuí