Amantes de astronomia podem conferir, na madrugada deste sábado (23) o pico da atividade da chuva de meteoros. Neste dia, será possível visualizar até 18 meteoros por hora, em condições ideais de visualização.
Todos os anos, no final do mês de abril, o planeta Terra passa pelo rastro empoeirado do Cometa Tatcher (C/1861 G1) e, desta passagem, resulta a chuva de meteoros chamada Lyrids ou Líridas, por estar localizada na direção da constelação de Lyra.
A chuva de meteoros já pode ser acompanhada na noite desta sexta-feira (22), mas a partir de 1h do dia 23 haverá o pico da atividade, quando estará em uma boa altura em relação ao horizonte. O fenômeno poderá ser visto em todo o Brasil, mas as regiões Norte e Nordeste terão uma visão privilegiada.
Contudo, neste ano, a Lua com cerca de 67% de iluminação irá atrapalhar a visibilidade dos meteoros menos brilhantes desta chuva, informou o astrônomo Marcelo de Cicco, coordenador do EXOSS – projeto brasileiro de pesquisas de meteoros com colaboração do ON.
Como observar a chuva de meteoros?
Para observar a chuva de meteoros Lyrids é preciso estar em local de baixa poluição luminosa e olhar na direção norte. Para facilitar essa orientação indicamos que o observador direcione seu braço direito para o local onde o sol nasce (o leste) e o braço esquerdo para o local onde o sol se põe (o oeste), assim ele estará de frente para o norte.
O fenômeno acontece até o dia 29 deste mês.