O corpo de um brasileiro identificado como Alexandre Luiz Toledo de Oliveira, de 37 anos, foi encontrado em um lago em Fulda, na Alemanha, na manhã da última sexta-feira (24). De acordo com a família, o traslado do corpo até o Brasil terá o custo de R$80 mil e para bancar este valor, uma mobilização para arrecadar a quantia está sendo realizada.
Nascido em Varginha (MG), o cidadão brasileiro residia na Europa desde fevereiro de 2019, desempenhando o papel de pizzaiolo na Alemanha. A notícia do seu falecimento chegou aos familiares por meio de uma ligação telefônica. A polícia alemã teria entrado em contato com o empregador de Alexandre, originário de Portugal, que foi responsável por informar a família no Brasil.
Conforme relatou o irmão Luiz Alberto Toledo de Oliveira, um amigo da família facilitou o contato com as autoridades alemãs após a notícia. Após a verificação de dados e documentação, a morte do brasileiro foi oficialmente confirmada.
O corpo de Alexandre de Oliveira foi liberado do Instituto Médico Legal (IML) de Fulda, na Alemanha, nesta quarta-feira (29). O atestado de óbito está previsto para ser liberado até sexta-feira (1º). Até o momento, a causa do falecimento não foi divulgada.
Ao G1, o Ministério das Relações Exteriores, por meio do Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt, assegurou estar à disposição para fornecer assistência consular aos familiares do cidadão brasileiro.
O translado
Com o objetivo de angariar R$ 80 mil e viabilizar o traslado do corpo de Alexandre de volta ao Brasil, os familiares promoveram uma campanha de mobilização online.
"Estamos fazendo uma vaquinha virtual para arrecadar o valor necessário para que possamos trazer o corpo do Xandy da Alemanha para que ele tenha um sepultamento digno e todos possam despedir-se dele", disse o irmão.
Segundo Luiz Alberto, ele partirá nesta quinta-feira (30) em direção ao país europeu para auxiliar nos trâmites burocráticos e garantir a liberação do corpo de seu irmão. A família expressou o desejo de que, após o traslado, o sepultamento ocorra em Varginha, no Sul de Minas.
Alexandre deixa para trás familiares, sua esposa e dois filhos, frutos de um casamento anterior, com idades de 9 e 10 anos.