Uma segunda pesquisa do Datafolha, sobre a Ditadura Militar, que neste domingo (31) completa 60 anos desde o seu início no Brasil, aponta que 71% dos brasileiros consideram a democracia o melhor regime de governo, enquanto 18% são indiferentes e 9% acreditam que em certas situações uma ditadura pode ser mais adequada.
📊 Queda: Os dados indicam uma queda na preferência pela democracia desde as eleições de 2022. Em outubro do mesmo ano 79% dos entrevistados defendiam a democracia, número que caiu para 71% na última medição. Paralelamente, houve um aumento na indiferença em relação ao tipo de regime, que passou de 11% para 18%.
🔎 Público: A pesquisa também destaca que a preferência pela democracia é mais forte entre a classe média e os mais ricos, com 87% de apoio entre aqueles que ganham entre 5 e 10 salários mínimos. No entanto, as mulheres mostraram menor apoio, com 66% de adesão.
📈 Regime democrático: Além disso, a pesquisa aponta uma tendência positiva em relação à satisfação com o regime democrático. Em 2014, apenas 9% dos entrevistados se diziam muito satisfeitos, número que subiu para 18% na última pesquisa. A insatisfação também diminuiu, passando de 59% para 53%, e a parcela de entrevistados insatisfeitos com a democracia caiu de 28% para 27%.