Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Promovendo compreensão

O TEA é caracterizado por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos e comunicação não-verbal

Aproximadamente 70 milhões de indivíduos são diagnosticados com autismo globalmente. | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Em 2 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, instituído pela ONU em 2007. Essa data visa combater a discriminação e o preconceito contra pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo informação e compreensão. O TEA é caracterizado por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos e comunicação não-verbal, mas terapias específicas podem melhorar a qualidade de vida desses indivíduos.

Habilidades - Pessoas com TEA têm habilidades e talentos únicos em diversas áreas. Muitos são capazes de se concentrar intensamente em interesses específicos, destacando-se como pianistas ou cantores excepcionais. A campanha deste ano, intitulada "Respeito para todo Espectro", busca sensibilizar e promover a inclusão, utilizando a hashtag #RESPECTRO.

Objetivo - O propósito desta data é aumentar a compreensão do espectro autista, incluindo suas necessidades e direitos. O autismo é um distúrbio do desenvolvimento cerebral que influencia a comunicação, linguagem, comportamento e interação social.

Estimativa - Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 70 milhões de indivíduos são diagnosticados com autismo globalmente. Divulgar informações e promover o entendimento são estratégias essenciais para a conscientização. 

Leia Mais

Descobrir sintomas - Não há uma causa conhecida para o autismo, portanto, não há medidas preventivas específicas. No entanto, é importante identificar precocemente os sintomas do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças, possibilitando o início do tratamento o mais cedo possível. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES