Conheça os 7 truques para a carne render e ter proteína no prato o mês todo

Uma das dicas é priorizar carnes moídas ou desfiadas para uma distribuição equilibrada e redução do desperdício.

A carne continua sendo um dos itens mais caros, mas é possível adaptar estratégias de economia. | Pixabay
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

As carnes continuam entre os itens mais caros e muitas famílias têm precisado reduzir a quantidade de proteína nas refeições para adequar as compras do mês ao orçamento. Diante disso, tornou-se essencial fazer a carne durar mais para alimentar toda a casa ao longo do mês. Você sabe como fazer isso?

Há várias maneiras práticas de fazer a carne bovina, o frango e até a carne suína renderem mais. Se você precisa economizar ou quer reduzir o consumo de carne por questões ambientais, este artigo é para você. Confira as dicas para fazer a carne durar o mês todo!

Leia Mais

1. Prefira carne moída ou desfiada

É geralmente mais fácil dividir as carnes moídas ou desfiadas de forma equilibrada, em comparação com cortes maiores e bifes. Isso permite servir exatamente a porção que cada pessoa vai comer, evitando desperdícios.

Carne moída é uma opção para economizar, rende mais durante a semana (Foto: Pixabay)Portanto, se você precisa fazer a carne render, opte por carne bovina moída e frango desfiado. Você também pode criar um molho com mais ingredientes para aumentar o volume da receita, conforme discutido a seguir.

2. Adicione outros ingredientes à carne

Incluir outros ingredientes na carne fará o prato render mais, além de adicionar sabores e texturas. Para carne moída, por exemplo, é possível adicionar cenoura picada, repolho em pedaços, acelga e até arroz.

O frango desfiado combina bem com ervilha, milho, seleta de legumes e outros ingredientes de sua preferência. Para bifes de carne bovina, frango ou linguiças, é interessante adicionar cebolas em rodelas, que além de deliciosas, dão mais saciedade.

A carne moída pode ser dividida em mais porções.

3. Use o batedor de carne nos bifes

Carnes consideradas de segunda são mais baratas, mas costumam ser mais duras e usadas em ensopados ou receitas de panela de pressão. No entanto, é possível adaptá-las para bifes usando um batedor de carne.

O coxão duro, por exemplo, pode ser cortado em bifes e amaciado com um batedor de carne, tornando o bife mais fino e macio. Essa técnica pode até dobrar o tamanho do bife, permitindo dividi-lo em mais porções.

4. Empane as carnes

Empanar as carnes é uma excelente dica para dar mais volume. Todos os tipos de carne podem ser empanados, especialmente carne bovina, frango e até fígado de boi.

A ideia é usar uma ou duas camadas de farinha para empanar, criando a sensação de que a carne é maior. Além disso, a própria farinha dá mais saciedade, fazendo com que as pessoas fiquem satisfeitas comendo menos carne.

5. Reaproveite sobras para outras receitas

Sobrou carne do almoço? Use as sobras para criar novas receitas no jantar. Jogar comida fora está fora de cogitação! Bolinhos são uma ótima pedida: basta juntar com arroz, batata ou farinha para dar consistência, enrolar, passar na farinha e fritar ou assar.

Outra sugestão é o omelete. A base é sempre a mesma: ovos, sal e pimenta. O recheio pode variar conforme o que você tiver na geladeira. Carne moída, linguiça, frango desfiado e até atum ficam ótimos em omeletes.

O frango também está presenta na mesa de muitos brasileiros (Foto: Pixabay) 

6. Porcione antes de congelar para evitar desperdício

Para evitar desperdício e fazer a carne durar mais, divida-a corretamente para o número de pessoas e refeições. A melhor forma de fazer isso é separar a carne em porções pequenas antes de congelar.

Assim, você define exatamente quanta comida precisa preparar e já tem uma visão de quanta carne tem disponível no mês. Use saquinhos ou potes próprios para freezer.

Frango em cubos pode ser guardado em saquinhos no freezer.

7. Adote um dia sem carne

Embora não seja exatamente uma dica para fazer a carne durar mais, adotar um dia sem carne na semana pode reduzir significativamente seu consumo. Isso também oferece uma ótima oportunidade para experimentar novas receitas com legumes, verduras e outros vegetais.

Além de permitir conhecer receitas vegetarianas, o dia sem carne ajuda na preservação do meio ambiente. Para produzir um quilo de carne bovina, são necessários cerca de 14 mil litros de água. Se você conseguir reduzir seu consumo de carne em dois quilos por ano, estará poupando mais água do que se deixasse de tomar banho por um ano inteiro, segundo pesquisa da Water Footprint.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES