Encerra-se nesta sexta-feira (31) o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2024. Especialistas recomendam que os contribuintes entreguem a declaração mesmo que incompleta, corrigindo-a posteriormente para evitar multas. A penalidade mínima para atrasos é de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do valor total do imposto devido.
39,2 milhões de declarações entregues
Importante lembrar que após a data limite não é possível mudar o modelo de declaração de simplificado para completo ou vice-versa. Até as 09h31 desta sexta, cerca de 39,2 milhões de declarações já haviam sido entregues, restando aproximadamente 3,8 milhões para atingir a expectativa da Receita Federal de 43 milhões de declarações neste ano.
declaração pré-preenchida
Desde 12 de março, o programa gerador do Imposto de Renda 2024 está disponível para download. A Receita Federal incentiva o uso da declaração pré-preenchida, que oferece maior praticidade e celeridade ao contribuinte. Esta opção, que pode ser acessada pelo programa gerador ou via aplicativo, confere prioridade na restituição aos que optarem pelo recebimento via PIX.
A declaração pré-preenchida utiliza dados previamente informados por empresas e instituições, mas a responsabilidade pela correção das informações é do contribuinte. Aqueles que precisam entregar a declaração devem se apressar para evitar multas e possíveis complicações futuras.
Para mais informações, acesse meionews.com