O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que as vendas no varejo avançaram 2,5% em janeiro ante dezembro, na série com ajuste sazonal, superando as expectativas do mercado. Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista subiu 4,1% frente a janeiro de 2023, registrando o oitavo avanço consecutivo, com um acumulado de 1,8% nos últimos 12 meses.
Este resultado representa um respiro após resultados fracos, visto que em dezembro houve uma queda de 1,4%. Segundo o IBGE, essa é a primeira alta desde setembro de 2023. A alta de janeiro foi bastante expressiva, vindo após dois meses de estabilidade e uma queda em dezembro.
Em janeiro de 2024, cinco das oito atividades pesquisadas tiveram aumento nas vendas, incluindo "Tecidos, vestuário e calçados" (8,5%) e "Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação" (6,1%). Por outro lado, as vendas de "Livros, jornais, revistas e papelaria" caíram 3,6%, indicando variações no comportamento do consumidor em diferentes setores.
Na comparação com janeiro de 2023, seis dos oito setores investigados no comércio varejista registraram aumento nas vendas. Destaca-se o segmento de “Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria”, que subiu 7,1%. O comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, também apresentou taxas positivas, reforçando a recuperação do setor.
Para mais informações, acesse MeioNorte.com