Entenda o impacto da nova onda de calor no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país

Essa nova onda de calor está relacionada à atuação de um sistema de alta pressão na média atmosfera, que funciona como um bloqueio atmosférico

Prepare-se para a quarta onda de calor | Montagem/MeioNews
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Uma massa de ar quente e seco deve intensificar-se nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil entre esta quarta-feira (24) e sábado (27). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de umidade abaixo de 30% para essas áreas. Segundo o Climatempo, cidades como São Paulo, Costa Rica (MS) e Jataí (GO) já registraram níveis de umidade do ar abaixo de 30% nos últimos dias.

ALTA PRESSÃO ATMOSFÉRICA: A previsão para domingo (28) aponta uma redução nas áreas com temperaturas elevadas, com as maiores máximas esperadas em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Essa nova onda de calor está relacionada à atuação de um sistema de alta pressão na média atmosfera, que funciona como um bloqueio atmosférico, favorecendo a manutenção do ar seco e quente.

TEMPERATURA ACIMA DA MÉDIA: O Brasil enfrenta sua quarta onda de calor desde o início do ano, com previsões de altas temperaturas até 2 de maio, principalmente nas regiões centro-sul. Os termômetros devem ficar entre 3 a 5 graus acima da média em grande parte do país, com registros superiores a 5 graus acima da média em algumas áreas específicas.

OMS ALERTA: A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o risco de ondas de calor quando as temperaturas se mantêm 5 graus acima da média por mais de cinco dias consecutivos. A população deve seguir as instruções do Inmet e adotar precauções para minimizar os impactos da seca e do calor excessivo, como manter-se hidratado e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes.

Foto: Reprodução/g1

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES