Um homem de 71 anos, identificado como Joseph Czuba, foi preso pela polícia de Illinois, nos Estados Unidos, acusado de assassinar um menino de seis anos e esfaquear uma mulher de 32, nas proximidades de Chicago. As vítimas eram muçulmanas, e conforme detalhou a Polícia do Condado de Will, onde o fato ocorreu, o homem afirmou que cometeu o crime devido ao conflito entre Israel e o Hamas.
Os investigadores conseguiram determinar que ambas as vítimas do ataque brutal foram selecionadas pelo suspeito por serem muçulmanas e devido ao conflito em curso no Oriente Médio envolvendo o Hamas e Israel. Czuba está sendo acusado de homicídio doloso, tentativa de homicídio e crime de ódio.
Os policiais chegaram à residência por volta das 11h30 (horário local, 13h30 no horário de Brasília) no sábado (14) e encontraram a mulher e seu filho Wadea Al-Fayoume, de 6 anos, com "múltiplas facadas" no peito, pescoço e membros superiores.
Joseph Czuba, o suspeito dos crimes, foi encontrado sentado na calçada em frente à casa com ferimentos na cabeça. Ele foi levado ao hospital para tratamento, mas posteriormente foi detido para interrogatório.
Ambas as vítimas foram encontradas em um quarto. A mulher está hospitalizada e está se recuperando dos ferimentos. As autoridades acreditam que ela sobreviverá aos ferimentos causados pelas facadas, conforme informado no comunicado da polícia. A faca utilizada no crime é de uso militar, conforme relatado pelas autoridades.